Atendimento de segunda ? sexta-feira, das 08h00 ?s 12h00 e das 13h30 ?s 17h30

Notícias

Receitas m?dicas ou odontol?gicas de medicamentos simples de uso cont?nuo t?m prazo de validade ampliado durante pandemia

| Postado em: 29/07/2020 - 14:03:00

As receitas médicas ou odontológicas de medicamentos simples de uso contínuo tiveram a validade ampliada. O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou lei determinando que o receituário tenha validade pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A medida foi publicada ontem (28) no Diário Oficial da União.

A extensão do prazo não se aplica ao receituário de medicamentos controlados. Dessa forma, antibióticos, antidepressivos e remédios de controle, incluindo os de tarja preta, tem as regras mantidas. A medida, então, é válida para o Município de Quatro Pontes. A farmacêutica Gilcielen de Oliveira Carreiro, nova responsável pela farmácia municipal, expõe que “a receita de medicamentos de uso contínuo foi prorrogada com a nova lei. Antes, a validade era de seis meses. Agora, especificamente na pandemia, o prazo fica indeterminado. Em virtude disso, as receitas médicas ou odontológicas não carecem de ser renovadas. Já as receitas dos medicamentos controlados permanecem com validade de 30 dias e os antibióticos de dez dias. A medida contribui para reduzir a demanda por atendimentos médicos em meio à pandemia”.

Ela acrescenta: “A farmácia municipal conta com medicamentos para diversos tipos de doença e procuramos atender da melhor forma possível a população, sempre tentando ajudar e orientar os pacientes, além de realizar os pedidos das medicações para manter o estoque necessário. Faz pouco tempo que assumi a farmácia, mas já percebi que a área da saúde é excelente. É um município bastante organizado e comprometido com a população”.

Excelência em Atendimento

A munícipe Ivone Reidel avalia de forma positiva a farmácia municipal, destacando que “nunca faltou os medicamentos que precisei. O atendimento é ótimo”.

Para Reinilde Ribeiro (Nena), o atendimento na área da saúde também é satisfatório. “Sempre fui muito bem atendida, desde na farmácia, consultas, cirurgia. Só tenho a agradecer pela minha família e por mim”, diz.