(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 12/01/2021 - 14:15
Lixo rural reciclável separado incorretamente não será mais aceito pela AQC

Propondo melhor atender, Quatro Pontes ampliou, no mês de dezembro, a coleta de material reciclável no interior, passando de uma para duas vezes ao mês. Porém, erro de alguns produtores rurais na hora de separar o que é ou não reciclável prejudica o trabalho dos profissionais da Associação Quatropontense de Catadores (AQC). Grande parte dos materiais destinados para a coleta na última quinta-feira (07) não puderam ser reciclados ou reutilizados.

A técnica da Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR), Fernanda Jung, explica que materiais separados inadequadamente não serão mais recolhidos pela Tecnurbe, que é a empresa licitada pela prefeitura. “Infelizmente, produtores estão enviando todo tipo de lixo e isso não é permitido. A AQC não é aterro sanitário, ou seja, trabalha apenas com a reciclagem de materiais secos e limpos. Durante o processo de reciclagem, os produtos são misturados e se houver contaminação há risco não apenas ao processo, mas também à saúde. Portanto, peço, encarecidamente, que na próxima coleta os produtores coloquem os materiais recicláveis dentro de big bags ou de sacos de ração. As lonas, por exemplo, deverão estar enroladas e amarradas com cordas. Não são aceitas embalagens de agrotóxicos, seringas, bainha de inseminação, agulhas, pneus, roupas, cobertas, tapetes e outros materiais”, esclarece.  

Fernanda ainda reforça: “Os produtores podem enviar aquilo que tenha condições de ser reutilizado, como caixas de papelão, big bags, sacos de ração, ferragens, lona preta e amarela, latas, plásticos, papel, sucatas em geral e vidros (não temperados)”. Nesta quinta-feira (14), a coleta acontecerá nas Linhas João Pessoa, São João, Guará, Tereza, São José, Mato Grosso, Três Vizinhos, Souza Naves e Itá.

Agendamento

Interessados na coleta junto à propriedade rural devem agendá-la todo mês com a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Rosa Maria Sulzbach, no telefone 3279-8145.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento