A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes recebeu, hoje (19), outras 90 doses da vacina contra a influenza da 20ª Regional de Saúde de Toledo. Deste modo, o público-alvo da primeira etapa da campanha nacional de vacinação já pode novamente procurar a Sala de Vacinas no Centro de Saúde. Ao todo, conforme a secretaria, 448 pessoas serão imunizadas nessa primeira fase, tendo como grupo prioritário crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 10 de maio. A Sala de Vacinas fica junto ao Centro de Saúde e o horário de atendimento é das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. Todos os munícipes devem apresentar o cartão de vacina, o Cartão SUS e um documento com foto. Na última sexta-feira (16), a vacinação havia sido suspensa temporariamente, pois as primeiras 90 doses recebidas pelo município haviam terminado.
Esclarecimento
Embora reduzida, a equipe da Sala de Vacinas imunizou na última semana 98 pacientes do público-alvo da campanha, sendo que para as crianças que nunca receberam a vacina preconiza-se o recebimento da dose em duas etapas, motivo que justifica a quantidade a mais de pacientes atendidos em relação à quantidade de doses recebidas, pois as crianças de primovacinação, ou seja, primeira dose recebida do imunizante, recebem meia dose apenas em cada etapa.
Outras Etapas
Diferentemente dos outros anos, os idosos com 60 anos ou mais serão vacinados na segunda etapa da campanha, de 11 de maio a 08 de junho, junto com os professores da rede pública e privada. Isso porque neste momento os idosos ainda estão sendo atendidos com a dose contra a Covid-19, não havendo recomendação do Ministério da Saúde da administração simultânea das duas vacinas, sendo necessário um intervalo mínimo de 14 dias entre as doses aplicadas.
Na terceira etapa, de 09 de junho e 09 de julho, serão vacinadas as pessoas com comorbidades, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.