| 26/07/2021 - 16:40
Comitiva de Quatro Pontes realiza visita técnica ao Biopark

Com o intuito de conhecer o projeto “Queijos Finos do Oeste do Paraná”, visita técnica ao Biopark, em Toledo, foi realizada, na última sexta-feira (23), por uma comitiva de Quatro Pontes, composta pelo secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel; secretário de Desenvolvimento Econômico, Davi Boufleuher; secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert; técnico agrícola Lucas Tonelli; presidente da Câmara de Vereadores, Cleunice Majolo; vereadora Lurdes Kuns; assessor jurídico da Câmara de Vereadores, Eduardo Maffei; e o estudante Vinicius Maffei Sérgio.

O objetivo do projeto é elevar a bacia leiteira da região Oeste a outro patamar. Ao incentivar a produção de variedades finas de queijo, o projeto também se apresenta como uma oportunidade para que as pequenas propriedades rurais, especialmente, ganhem em valor agregado de seus produtos, uma vez que os custos de produção dos queijos finos são praticamente os mesmos de se produzir um queijo tipo colonial.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Davi Boufleuher, destaca que o Biopark é importante para o desenvolvimento econômico do Oeste do Paraná, perante diversas iniciativas e tendo como ponto central o processo de ensino. “A proposta do Biopark é uma cidade sustentável, pautada na inovação e na biotecnologia. Assim, a visita ao Biopark abre horizontes naquilo que é incentivo ao nosso pequeno e médio produtor de leite. É uma nova opção e após os ajustes sanitários no município vamos fazer uma campanha, a fim de que se possa produzir queijos e vender em todo o Estado”, diz.

Suporte

O Biopark oferece gratuitamente todo o suporte necessário para os produtores, com equipe e laboratório exclusivos. Entre as etapas, o acompanhamento dos animais na propriedade, a análise da qualidade e características do leite, orientações sobre o tipo de queijo a ser produzido, desenvolvimento da receita e produção acompanhada por técnicos especializados.

Além disso, o projeto conta com equipe de analistas sensoriais treinados, que avaliam características, como textura, odor e sabor. Todos os queijos são submetidos a essa avaliação, o que garante melhor aceitação pelos consumidores. Com o Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal (SIM/POA), responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial destes produtos, já implantado no município, o próximo passo será aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que permitirá a venda dos produtos para outros municípios dentro do Paraná.

Para fazer parte do projeto, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (45) 2036-3606 ou pelo site do Biopark, acessando biopark.com.br/queijosfinos, onde é possível preencher um pequeno formulário para que a equipe do projeto entre em contato ou ainda encontrar outras informações, como quais os tipos de queijos finos produzidos com o selo Biopark e onde encontrar os parceiros que produzem os queijos finos.

Salienta-se que os produtores podem formar pequenos grupos de, no máximo, dez pessoas, respeitando as normas do Biopark, entrar em contato com a equipe do projeto e agendar uma visita técnica, a exemplo do que muitos produtores de outros municípios da região já estão fazendo.