A sala de reuniões da Prefeitura de Quatro Pontes foi palco, ontem (16), de reunião para apresentação do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), lançado em 2016 e criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu município. A explanação foi feita pelo professor da Unioeste e delegado do Conselho Regional de Administração, seccional de Marechal Cândido Rondon, Douglas Roesler, ao secretário de Administração, vice-prefeito Tiago Hansel, além do secretário de Finanças, Paulo Brandt, e servidores da pasta e a chefe da controladoria geral, Vanessa Francieli Faccin Forlin.
A estrutura do IGM/CFA é baseada na análise de dados brutos chamadas de variáveis, cuja média serve de base para a criação dos indicadores. As médias dos indicadores criam as dimensões e a média das dimensões cria a nota geral do IGM/CFA. O IGM-CFA está disponível para consulta em dois formatos: consulta via website e baixando uma planilha em formato excel, disponível no ambiente do acesso exclusivo.
SISTEMA CFA/CRA
Por meio da ética, competência, inovação, valorização da profissão e participação, o Sistema CFA/CRA busca promover a ciência da administração, valorizando as competências profissionais, a sustentabilidade das organizações e o desenvolvimento do país.
A partir destes valores, objetiva-se a partir do desenvolvimento do Índice de Governança Municipal expandir o debate sobre a importância da gestão para a promoção do desenvolvimento municipal. Nesse contexto, o índice será utilizado para reconhecer, registrar e disseminar as boas práticas de gestão brasileiras por meio de publicações, eventos e prêmios.
ÍNDICE CFA DE GOVERNANÇA MUNICIPAL (IGM-CFA)
O IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos, planejamento e outras.
A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente.
Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal, uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública e, em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.