| 26/11/2021 - 09:53
“Dia D” no combate à dengue: Quatro Pontes terá pedágio educativo amanhã

Uma mobilização no combate à dengue está acontecendo em todo o Paraná, com a finalidade de alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Amanhã (27) é o “Dia D”, data escolhida para lembrar o quanto a prevenção, informação e cuidados podem ajudar nessa batalha.

Em vista disso, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, através do Setor de Controle de Endemias, fará um pedágio educativo em frente à Rádio Tropical FM, das 09 às 11 horas. A ação é mais uma forma de informar que a dengue é uma doença febril grave, causada por um vírus transmitido por picada de inseto: o mosquito Aedes aegypti. No verão, com o aumento das chuvas e a elevação das temperaturas, há o aumento na proliferação do vetor, que se reproduz em água parada.

Entre os locais mais propícios para a proliferação do Aedes aegypti estão recipientes expostos à água da chuva, como lixo, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, ocos de árvore, bromélias, caixas d’água e lajes. Contudo, é recomendado ficar atento a potenciais criadouros internos, como vasos sanitários desativados, coletores de água da geladeira e do ar-condicionado, suporte de garrafão de água, entre outros espaços.

Sintomas

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são bem parecidos. Eles incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Ao sinal desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente uma unidade ou serviço de saúde do município.

Arrastão da Dengue

Na quarta-feira (24) e ontem (25), outra ação de combate ao mosquito foi realizada na área urbana de Quatro Pontes. Trata-se do último arrastão da dengue de 2021, que foi organizado pela Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Obras, Urbanismo e Transportes.

Para a recolha de objetos inservíveis, realizada por servidores da prefeitura, a cidade foi dividida em duas partes. Na quarta-feira foi contemplado o lado direito da Avenida Presidente Epitácio: centro e os bairros Santa Clara, Quintas do Sol, Alvorada, Itatiaia e o Loteamento Seimetz. Ontem, por sua vez, a ação aconteceu do lado esquerdo da avenida, compreendendo o centro e os bairros Tropical, Monaliza, Jardim União, Primavera I e II, Condomínio Canadá e Imperatriz. Para a coleta foram usados caminhão e veículo utilitário.