| 30/11/2021 - 15:51
Pedágio Educativo marca “Dia D” no combate à dengue

A Secretaria de Saúde e o Setor de Controle de Endemias de Quatro Pontes, por meio das agentes, estiveram envolvidos no “Dia D” contra a dengue no último sábado (27). A mobilização, que ocorreu no Paraná, teve a finalidade em alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Assim, para lembrar o quanto a prevenção, informação e cuidados podem ajudar na batalha, um pedágio educativo ocorreu em frente à Rádio Tropical FM, na Avenida Presidente Epitácio. O prefeito João Laufer, o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, e a Polícia Militar se fizeram presentes.

A ação foi mais uma forma de informar que a dengue é uma doença febril grave, causada por um vírus transmitido por picada de inseto: o mosquito Aedes aegypti. No verão, com o aumento das chuvas e a elevação das temperaturas, há o aumento na proliferação do vetor, que se reproduz em água parada.

Entre os locais mais propícios para a proliferação do Aedes aegypti estão recipientes expostos à água da chuva, como lixo, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, ocos de árvore, bromélias, caixas d’água e lajes. Contudo, é recomendado ficar atento a potenciais criadouros internos, como vasos sanitários desativados, coletores de água da geladeira e do ar-condicionado, suporte de garrafão de água, entre outros espaços.