O cuidado com o meio ambiente através da recuperação de nascentes foi novamente executado, beneficiando, desta vez, a propriedade rural de Tarcisio e Marli Hentz, em Quatro Pontes. O trabalho, realizado na segunda-feira (06), integra a oficina “Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território” do convênio Linha Ecológica, firmado entre o município, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional, encerrando-se para este ano.
A organização da execução é do Departamento de Ação Ambiental, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que recebeu o pedido do casal devido à escassez de água ocorrida na região por conta da estiagem. A diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, explica que para evitar a falta de água na propriedade foi promovida a recuperação da nascente, iniciando com uma breve explanação sobre a importância da oficina.
“O casal já tinha conhecimento sobre o assunto e ficou agradecido pelo benefício. Para recuperar a profunda nascente, primeiramente foi feita a sua limpeza com o auxílio de máquina, possibilitando realizar os serviços necessários”, conta Rosa. A ação reuniu 15 participantes, entre o técnico Maycon Douglas da Silva Tavares, a diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, o técnico agrícola, Lucas Luan Tonelli, proprietários e familiares, além de servidores da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. Agora, o município soma 19 nascentes recuperadas desde 2017.
Até o fim do ano, mais duas recuperações estão previstas, porém, serão feitas por meio do convênio geral entre o município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e a Itaipu Binacional.