Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 14/01/2022 - 15:15
Empresa alemã propõe implantação de programa de saneamento rural em Quatro Pontes

O prefeito em exercício de Quatro Pontes, Tiago Hansel, recebeu ontem (13), junto ao gabinete, uma comitiva formada pelo diretor de tecnologia da Me Le Biogas GMBH, Dieter Schünemann, de Torgelow (Alemanha); diretor comercial da Me Le Biogas GMBH, Helmut Tündermann, também de Torgelow; proprietário da ARMATEC GMBH, Andreas Podiebrand, da Alemanha; sócio-administrador da Me Le Biogas Brasil, Neudi Mosconi; e pelo diretor financeiro da AMBICOOP, Moacir Neodi Vanzzo. A visita visou apresentar uma proposta para implantação de um programa de saneamento rural no município.

O sócio-administrador da Me Le Biogas Brasil, Neudi Mosconi, explica que é referente ao tratamento dos resíduos das atividades agropecuárias, bem como da agroindústria, pois também pode ser aproveitada toda a parte orgânica dos resíduos do lixo urbano, para a construção de plantas de bioenergia, produção de biogás e, consequentemente, geração de energia para consumo no município. “Da mesma forma, os resíduos preveem um sistema de tratamento depois da parte orgânica, com a transformação da parte orgânica em adubo orgânico. Esse modelo é uma tecnologia da Alemanha. Há uma demonstração muito grande de interesse se tivermos volume suficiente de investimentos por parte de empresas alemães na produção do biometano na microrregião, com a transformação e utilização, depois, do biometano para a produção do hidrogênio verde. Há muito recurso para investimento nessa área, porém há necessidade de ofertarmos grandes volumes desse biogás para a implantação dessas indústrias na região. Isso permitiria a solução e o tratamento do passivo ambiental, além da expansão da cadeia da suinocultura com sustentabilidade. A retenção dos volumes financeiros demandados externamente ficariam dentro do conceito da economia circular, movimentando a economia local”, salienta.

Mosconi acrescenta: “esse processo está sendo implantado em Nova Santa Rosa. Este município também já está constituindo uma cooperativa para fazer a organização e a implantação dessas usinas e a coordenação de todo o processo. Além da produção de energia da atividade agropecuária dos resíduos, pode-se consolidar a implantação de usinas solares para abastecimento do comércio, casas, parte do consumo energético de Quatro Pontes, através de energias renováveis, não poluentes e que tem um grande incentivo por parte do Governo do Estado, através do programa RenovaBio”.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento