Considerado o termômetro da economia, o setor industrial de Quatro Pontes está em pleno progresso. O desenvolvimento econômico no setor público e privado caminham juntos. Este elo de crescimento tem sido estimulado a partir de diálogos entre o Poder Público e conceituadas indústrias, que estão optando por se fixar no município.
Em fase de edificação, a Rota Sul é a mais nova indústria a se instalar em Quatro Pontes. Suas atividades iniciaram em Capitão Leônidas Marques no ano de 2005, como fábrica de jeans, com a marca Kenyum e Petróleo, desenvolvendo lojas no Oeste e Sudoeste do Paraná. Em 16 de outubro de 2016 inaugurou a filial de Marechal Cândido Rondon, loja situada em prédio alugado na BR-163. Após três anos, mediante a construção de prédio na Avenida Rio Grande do Sul, Bairro Boa Vista, inaugurou-se a segunda loja na cidade rondonense. Devido à duplicação da BR-163, o prédio da primeira filial, que fica na faixa de domínio, necessita ser retirado, fator que desencadeou a ideia de fazer um complexo industrial para aproximadamente dez empresas em Quatro Pontes.
O proprietário Jorge Gilberto dos Santos conta que a previsão de geração de empregos diretos é para mais de 100 pessoas. “Contatei o prefeito João Laufer para tratar sobre o assunto, o qual deu maior apoio para a instalação do complexo, junto com o vice Tiago Hansel, perante incentivo de terraplanagem, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As obras iniciais já se encontram em fase de acabamento e a previsão de inauguração das duas primeiras empresas é no final do mês de março”, comenta.
Nesta semana, o prefeito João Laufer, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudi Kuns, e do secretário de Finanças, Paulo Brandt, estiveram nas obras junto ao complexo, onde com o proprietário Jorge Gilberto dos Santos conheceram as futuras instalações.