Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 15/03/2022 - 10:00
Saúde confirma primeiros casos de dengue do ano em Quatro Pontes

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, por intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde, confirmou os dois primeiros casos de dengue do ano. Isso acende, mais uma vez, o alerta sobre a necessidade de aumentar a prevenção na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor desta e outras doenças.  

As agentes de endemias, com o apoio de servidores da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, já realizam bloqueios contra os criadouros, visto que há muitos focos de larvas. A aplicação ocorre por meio de nebulização com o aparelho Ultra Baixo Volume (UBV) costal e a orientação da Secretaria de Saúde é que a população colabore quando a equipe passar nas ruas. Ou seja, deve-se deixar as portas e as janelas abertas, assim o inseticida se espalhará e atingirá os mosquitos da residência. Ainda é preciso prender os cachorros e proteger, cobrir ou deixar os animais pequenos, como pássaros, em cômodo isolado durante a pulverização. Também é necessário que os munícipes cuidem para não ficarem expostos ao jato do inseticida, além de não deixarem roupas no varal e não se aproximarem do operador da bomba.

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, enfatiza que a população precisa tomar todos os cuidados e criar o hábito de vistoriar o quintal continuamente. “Os criadouros devem ser eliminados, pois com o grande número de larvas que tem sido encontrado, logo teremos mais casos de dengue. Não queremos que o município passe por uma epidemia novamente. Precisamos da colaboração de todos”, diz. 

O boletim da dengue de ontem (14), registra, além dos dois casos confirmados, cinco notificados, dois casos descartados e um caso em investigação. Não há notificações para suspeita de Chikungunya ou Zika Vírus até o momento.

Preocupação

As agentes de endemias, Daiane Aline Laufer Schroder, Marciane Inês Kollett e Cinthia Margarete Soares, contam que é grande a quantidade de focos encontrados durante as visitas. “A prevenção da dengue é somente através da eliminação de criadouros. O período de chuva e calor é algo que contribui para o aparecimento de larvas, que evoluem para o mosquito Aedes aegypti. Reforçamos a importância de todos os munícipes cuidarem de suas residências, com vistorias frequentes em calhas, caixas d’água, vasos de plantas, ralos, bandejas de geladeiras, potes de água dos animais e todos os materiais expostos ao ar livre que possam acumular água”, afirmam.

Nas escolas do município, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes já iniciou uma campanha de orientação, solicitando aos pais e/ou responsáveis legais a aplicação de repelente nas crianças e que incluam o produto no material escolar.

Denúncias devem ser feitas através do telefone da ouvidoria do SUS do município, no 98804-2060.  

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento