Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 15/03/2022 - 14:53
Quatro Pontes adere à campanha de combate à dengue do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

A fim de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná e fortalecer a consciência social sobre o enfrentamento à doença, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR iniciou a 2ª edição da campanha “Aqui o mosquito não entra” e ganhou uma nova parceria na ação: a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Juntas, as instituições desenvolvem ações de conscientização e uma competição saudável entre municípios, uma espécie de game. Quatro Pontes é um dos municípios da área de atuação do Sesc Marechal Cândido Rondon que está participando.

O objetivo da disputa é conscientizar, informar, orientar e incentivar a população sobre a importância do combate à dengue e, principalmente, a remoção dos focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti. Assim, a estratégia principal é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois e compartilhar no aplicativo Sesc PR. Para cada ação há uma pontuação. Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão conhecidos e premiados após o término da campanha, em data a ser definida.

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, comenta que a equipe de endemias se inscreveu e o município já está participando da campanha. “Neste ano, temos uma ajuda especial, pois os alunos do Infantil IV, Infantil V, 1º e 2º ano, que frequentam o projeto contraturno, também estão envolvidos, mediante o acompanhamento da coordenadora Marieli Schuh. Apesar disso, qualquer munícipe pode participar, desde adolescentes, crianças, jovens e idosos. Quem precisar de mais detalhes sobre a ação ou tem dúvidas pode procurar as agentes de endemias”, diz.

Como participar

É necessário fazer o download gratuito do aplicativo Sesc PR, nas lojas App Store e Play Store. Depois de abrir o aplicativo Sesc PR, basta clicar no ícone do canto superior esquerdo, habilitar a opção “Contra a Dengue”, fazer a inscrição do usuário e registrar a participação.

Neste ano, além da participação individual, é possível inscrever uma equipe, inclusive instituições de ensino, que serão uma categoria especial dentro da participação das equipes. Não há custos e nem limite de idade para participar.

No site www.sescpr.com.br/contradengue o público tem acesso a mais informações sobre a campanha.

Conquista

Em 2021, as agentes de endemias Marciane Kollett e Daiane Schroder se destacaram no módulo “Contra a Dengue”, conquistando o 1º e 2º lugar, respectivamente. Marciane registrou o antes e o depois da eliminação de criadouros do mosquito em 204 fotos e Daiane em 199.

Quatro Pontes também conquistou a 10ª posição entre as cidades do Paraná referente ao envio de fotos por percentual de população, sendo quase 10% (mais de 400 fotos), ficando à frente de Marechal Cândido Rondon, Mercedes e Santa Helena, municípios na área de abrangência do Sesc de Marechal Cândido Rondon.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento