(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 25/03/2022 - 16:50
Saúde participa do Seminário de Atualização da Linha de Cuidado Materno Infantil

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, representada pela diretora do Departamento da Atenção Primária, Dirce Francener, além da enfermeira Diani Kolling e da agente comunitária de Saúde, Silvani de Brito Pereira, participa, ontem (24) e hoje (25), do Seminário de Atualização da Linha de Cuidado Materno Infantil, no Teatro Guaíra, em Curitiba.

Na abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde (SESA), Beto Preto, anunciou investimento superior a R$ 36 milhões na Rede de Atenção Materno Infantil visando o fortalecimento dos protocolos assistenciais e a responsabilidade do cuidado compartilhado. A Linha de Cuidado Materno Infantil é um trabalho multidisciplinar integrado que envolve um conjunto de ações de gestão assistenciais e tem como objetivo garantir assistência à gestação, ao parto e ao puerpério das mulheres paranaenses e a saúde e desenvolvimento dos bebês até dois anos de idade.

Esta é a 8ª edição da Linha Guia, construída de forma ascendente e participativa de acordo com o Planejamento Regional Integrado (PRI) e a Planificação da Atenção à Saúde (PlanificaSUS). A revisão foi coordenada pela Divisão de Atenção à Saúde da Mulher em conjunto com profissionais da Atenção Primária, Ambulatorial Especializada e Hospitalar, além de técnicos e profissionais de saúde. O documento tem a aprovação do Conselho de Secretarias Municipais do Paraná (Cosems).

Investimentos

Os investimentos incluem equipamentos de última geração, como 14 sistemas e equipamentos de ultrassom, dois conjuntos de endoscópicos, torre de laparoscopia, 20 computadores para os Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e recursos para aquisição de ultrassons para Atenção Primária à Saúde, repassado diretamente para os municípios, somando, ao todo, R$ 18.676.002,00.

Os hospitais contemplados são Hospital Regional do Litoral (HRL), Hospital do Trabalhador, Instituto Virmond, Santa Casa de Paranavaí, Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná, Hospitais Regionais de Telêmaco Borba e do Sudoeste e os Hospitais Universitários dos Campos Gerais, do Oeste do Paraná, de Maringá e de Londrina.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento