Amanhã (30) será o dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Influenza (gripe). Em Quatro Pontes, a Sala de Vacinas abrirá as suas portas para atender a população das 09 ao meio-dia e das 13 às 16 horas. O usuário deverá comparecer portando carteira de vacinação e documento de identificação ou Cartão do SUS.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza iniciaram em 04 de abril e ocorrem de forma simultânea pela primeira vez. O dia de mobilização é uma estratégia de intensificação das ações de rotina e é de extrema importância para ampliar a proteção da população preconizada com a vacina da influenza e para ampliar a proteção das crianças contra o sarampo.
A imunização contra o sarampo iniciou de forma seletiva, com os trabalhadores da saúde, e a partir de amanhã, dia D de vacinação, até 03 de junho, contemplará de forma indiscriminada crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias).
Referente à influenza, além dos idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde, a partir de amanhã, até 03 de junho, também podem se vacinar as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Neste dia D, as crianças na faixa etária preconizada podem receber a vacina da influenza e do sarampo simultaneamente. A vacina da gripe é produzida pelo Instituto Butantan, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 (incluindo o subtipo Darwin, que provocou alta de casos recentemente) e tipo B.
Covid-19
Neste dia D, a Secretaria de Saúde disponibilizará doses das marcas CoronaVac, Janssen e AstraZeneca para a vacinação contra a Covid-19 em adultos e adolescentes de 12 a 17 anos, mediante o acompanhamento dos pais ou responsáveis legais. A CoronaVac e a Pfizer pediátrica também estarão sendo aplicadas em crianças de 06 a 11 anos e de 05 a 11 anos, respectivamente.
Na oportunidade, a população também poderá atualizar o cartão de vacinação.