Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 11/05/2022 - 11:01
Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná se estenderá até 30 de junho

A Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2022 começou no dia 1° e se estenderá até 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda.

Aqueles que não cumprirem a exigência ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos. Ou seja, a GTA somente será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade (bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes e outros animais aquáticos, colmeias de abelhas e bicho da seda).

Em Quatro Pontes, há atendimento aos produtores na prefeitura, mas a atualização também pode ser feita no site da Adapar (http://www.produtor.adapar.pr.gov.br/) ou presencialmente em uma das unidades locais e sindicatos rurais. Para fazer a comprovação, o produtor deve ter o CPF cadastrado. Nos casos em que seja necessário ajustar o cadastro inicial (correção de e-mail, etc.), o telefone para contato é (41) 3200-5007.

A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.

Área Livre

O Paraná foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em 27 de maio do ano passado, como Área Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Como compromisso do Estado, há a necessidade de se realizar o cadastro de todos os animais uma vez por ano, durante os meses de maio e junho.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento