| 12/05/2022 - 15:31
Expedição do Conhecimento oferta ciência e educação ambiental em Quatro Pontes

A rua coberta de Quatro Pontes foi palco, na semana anterior, da exposição do projeto Expedição do Conhecimento, uma parceria entre Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O caminhão trouxe ciência e educação ambiental a jovens e adultos, de forma lúdica e totalmente gratuita. O atendimento ocorreu a partir de um cronograma de públicos e horários, divididos entre alunos da Escola Municipal Dona Leopoldina e a comunidade em geral.

Para vir ao município, a Expedição do Conhecimento recebeu suporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes. O projeto é uma ação itinerante, que tem o objetivo de levar atividades educativas e interativas para todo o Oeste do Paraná, envolvendo temas sobre água, energia e sustentabilidade. A Expedição possui basicamente três espaços principais. Logo na entrada do caminhão, há o espaço astronômico, onde é possível conhecer um pouco mais sobre as estrelas e os planetas. Nessa parte da Expedição do Conhecimento, há um planetário móvel (que acabou não sendo usado em Quatro Pontes por conta das fortes chuvas) e um telescópio. Antes de finalmente entrar no caminhão, os participantes são desafiados a desvendar uma missão.

No espaço do caminhão ainda há um mini cinema, microscópios, óculos de realidade virtual e muitas outras interações tecnológicas. Outro espaço conta com alternativas e soluções sustentáveis para o futuro, que podem ser conhecidas por meio de maquetes interativas, além de descobrir como a tecnologia se inspira na natureza.

A equipe do projeto foi recepcionada pelo prefeito João Laufer e a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert.