Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 16/05/2022 - 11:57
Quatro Pontes declara situação de emergência em razão da infestação pelo mosquito da dengue

Com 51 casos de dengue confirmados, Quatro Pontes declarou situação de emergência em saúde pública em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. O decreto nº 091/2022 foi publicado no Diário Oficial, na sexta-feira (13). No boletim epidemiológico consta, ainda, 105 notificações e 27 pessoas no aguardo de resultados de exames.

Para conter o avanço, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Controle de Endemias, tem realizado diferentes ações de combate ao mosquito, mas carece, principalmente, do apoio da população em adotar medidas preventivas para a eliminação dos focos.

As agentes de endemias continuam com o trabalho de bloqueios, perante a aplicação de inseticida por meio de nebulização com o aparelho Ultra Baixo Volume (UBV) costal, porém, não entrando mais no pátio das residências. Deste modo, ao ver a equipe os munícipes devem abrir as portas e janelas, assim o inseticida se espalhará, atingindo os mosquitos. É preciso cobrir ou deixar os pequenos animais, como pássaros, em cômodo isolado durante a pulverização, não deixar roupas no varal e as pessoas não devem se aproximar do operador da bomba para não se expor ao jato do inseticida. Cada cidadão deve verificar o quintal, eliminando qualquer tipo de material com água parada, pois o inseticida mata apenas o mosquito adulto e não as larvas.

Além desta ação, recentemente foi realizado um arrastão em toda a cidade, com o apoio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. Em dois dias, diferentes materiais inservíveis foram recolhidos. Nas escolas, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes tem uma campanha de orientação, através da qual solicita-se aos pais ou responsáveis legais a aplicação de repelente nas crianças e que incluam o produto no material escolar.

A Secretaria de Saúde pede, ainda, que vistorias frequentes sejam feitas em calhas, caixas d’água, vasos de plantas, ralos, bandejas de geladeiras, potes de água dos animais e em todos os materiais expostos ao ar livre. No telefone da ouvidoria do SUS, no 98804-2060, podem ser feitas denúncias. 

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento