Termina amanhã (03) a segunda etapa da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que reforça a necessidade da prevenção tanto contra os vírus respiratórios, quanto para doenças que já foram erradicadas.
A primeira etapa da imunização contra a Influenza teve fim no dia 02 de maio e foi direcionada para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Já a segunda, que começou em 03 de maio, abrange os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Em relação ao sarampo, a primeira fase foi até o dia 30 de abril e teve como público-alvo os trabalhadores da saúde. A segunda etapa, por sua vez, contempla as crianças de seis meses a cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Todas deverão receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal. O imunizante tríplice viral pode ser administrado simultaneamente com a vacina da influenza a partir dos seis meses de idade.
Em Quatro Pontes, a Secretaria de Saúde contabiliza até hoje (02), 727 munícipes imunizados contra a Influenza e 169 contra o sarampo. Os públicos-alvo devem ir à Sala de Vacinas, no Centro de Saúde, para tomar as vacinas. O atendimento é das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. É necessário apresentar o Cartão SUS ou documento pessoal e a carteira de vacinação (se tiver).