(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 10/06/2022 - 10:41
Quatro Pontes convoca população para o Dia D de Vacinação neste sábado

Os quatropontenes terão a possibilidade de atualizar a carteirinha vacinal com todos os imunizantes disponíveis pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) neste sábado (11). A ação, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), conta com apoio da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Conselho dos Secretários Municipais da Saúde do Paraná (Cosems). O objetivo é a ampliação da cobertura vacinal geral.

A Secretaria de Saúde do município informa que estarão disponíveis doses do Calendário Nacional de Vacinação, de rotina e de campanhas vigentes contra sarampo, gripe e Covid-19, em crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. O atendimento será na Sala de Vacinas, no Centro de Saúde, das 09 às 12 horas e das 13 às 16 horas. A equipe disponibilizará 100 senhas para o período da manhã e outras 100 para à tarde, devendo ser retiradas com a Agente Comunitária de Saúde (ACS) no local. É necessário apresentar o Cartão SUS ou documento pessoal e a carteira de vacinação (se tiver). Também é obrigatório o uso de máscara. 

O Dia D é um movimento para incentivar a procura pelas unidades de saúde e atualizar a carteirinha de vacinação do adulto e da criança, especialmente com a diminuição da cobertura da imunização para diversas doenças.

Campanhas

A campanha de influenza é disponibilizada para toda a população acima de seis meses de idade e os grupos prioritários são crianças, gestantes, puérperas, idosos, com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Já a campanha contra o sarampo tem foco nas crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos. 

A população acima de cinco anos deve atualizar seu cartão vacinal, conforme o esquema preconizado pelo PNI, sendo que pessoas de cinco a 29 anos não vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses de tríplice viral. Pessoas de 30 a 59 anos de idade não vacinadas devem receber uma dose da tríplice viral. Trabalhadores de Saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses de tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada.

A vacina da Covid-19 está disponível para toda a população a partir dos 5 anos.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento