| 08/08/2022 - 15:06
23º Fespontes reúne grande público em três dias de evento

Realizado a cada dois anos, o 23º Fespontes ocorreu na quinta (04), sexta-feira (05) e sábado (06), reunindo grande público nos três dias, junto ao Centro de Eventos Seno José Lang. O evento gratuito foi organizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e abriu as festividades alusivas ao 30º aniversário de emancipação político-administrativa do município, contando com 67 apresentações, divididas nas categorias Kids Municipal Livre (5 a 9 anos), Kids Municipal (10 a 15 anos), Municipal Livre, Kids Regional, Gospel, Popular e Sertanejo.

A abertura oficial foi feita pelo prefeito João Laufer, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social, primeira-dama Odete Laufer, vice-prefeito Tiago Hansel, secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, presidente da Câmara de Vereadores, Cleunice Majolo, e da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Quatro Pontes (Aciquap), Ivete Krüger.

Nos três dias, o festival englobou momentos especiais, como apresentação da Banda Apoema, que após a final também comandou o baile; do coral adulto e Vocal 4 Tons, regidos pela professora Liliane Andrejeski; e homenagem ao corpo de jurados e à Comissão Organizadora dos trabalhos relativos ao evento. Além de troféus e premiação em dinheiro, os intérpretes também foram agraciados com um mimo.

Outro diferencial do evento foi a praça de alimentação. A comercialização foi feita pela Beloni's Pizzas e Calzones, Camargo Eventos e a confeitaria “Só mais um pedacinho”, incluindo, ainda, venda de bebidas, tudo sob a organização da Associação Comercial e Empresarial de Quatro Pontes (Aciquap).

Sucesso

De forma positiva, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, avalia a realização do Fespontes. “Só temos a agradecer por tudo ter se realizado com muito sucesso. A participação da comunidade foi ótima. Tivemos uma seletiva excelente de cantores. Agradeço a todos que colaboraram para esse evento e a quem prestigiou. Temos relatos positivos dos visitantes sobre a acolhida da comunidade. Foi gratificante realizar esse evento e estamos felizes com o resultado. Em 2024 iremos realizá-lo de novo com todo esse êxito que foi”, conta.

Intercâmbio Cultural

O evento buscou promover o intercâmbio cultural, intensificar o movimento musical no município, descobrir e valorizar novos talentos, difundindo a música como um dos meios essenciais da expressão cultural, mostrar por meio da realização do Fespontes os valores e incentivo à arte e à cultura, valorizar os talentos que residem em Quatro Pontes e na região, além de selecionar representantes quatropontenses para o 17º Festival Regional de Música do Oeste do Paraná (Fermop).

O corpo de jurados era formado por Victor Rivas, Anderson Luiz Back, Roberta Dall’maso Rigotti, Sabino Vicentini e Tabata Hinkel Fiori. Na nota atribuída aos participantes observaram-se os quesitos afinação da voz, ritmo e interpretação (apresentação, comunicação, dicção e postura).