(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 16/01/2023 - 15:41
Entre pilhas, baterias e lixo eletrônico, Quatro Pontes coletou quase 4 mil quilos em 2022

Com foco no controle da poluição para a proteção do meio ambiente e preservação dos recursos naturais, Quatro Pontes promove ações e campanhas, envolvendo, inclusive, a participação comunitária. Em 2022, por exemplo, o trabalho do Departamento de Ação Ambiental, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, resultou na recolha de 3.550 quilos de lixo eletrônico e 349 quilos de pilhas/baterias.

A coleta do lixo eletrônico ocorreu na campanha Lixo Zero e em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com apoio da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. Foram recebidos vários equipamentos inservíveis, como monitores, eletrodomésticos, TVs, ar-condicionado e outros. A destinação correta e reciclagem ficou por conta da empresa Overview Soluções Ambientais.

Já a coleta de pilhas e baterias usadas foi realizada através do projeto “Papa-pilhas”, idealizado pela cooperativa Sicoob (agência local). “O departamento é parceiro desta iniciativa. É disponibilizado um coletor para o depósito e todo o material coletado pelo Instituto Sicoob é destinado às intuições responsáveis, que cuidam da reciclagem. Essa campanha ocorreu duas vezes no ano passado”, conta a diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach.

Pinturas em Bueiros/Bocas de Lobo

A conscientização sobre os cuidados ambientais não parou por aí. Integrando ações ao Dia Mundial da Água, os alunos da Escola Municipal Dona Leopoldina, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho Feliz e projeto contraturno participaram do 1º Concurso Regional de Pinturas em Bueiros/Bocas de Lobo “Um rio passa por aqui”, do convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território.

De forma artística, o tema segurança hídrica originou uma mensagem sobre a função dos bueiros, de levar a água das chuvas aos rios e a necessidade de não serem usados para outros fins. A ação teve o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.

Pomar Comunitário

No pomar comunitário foi promovida explanação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Rosa discorreu sobre a importância da data aos alunos do 2º ano do Colégio Estadual Quatro Pontes e cada educando adotou uma árvore frutífera, totalizando 23. Eles ficaram, então, responsáveis por verificar, no mínimo, uma vez ao mês como está o desenvolvimento das plantas e se necessitam de algo.

Horta Comunitária

Na Semana da Árvore teve a implantação da horta comunitária, no pomar municipal, através da oficina “Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território”, através do convênio Linha Ecológica, firmado entre o município, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Itaipu Binacional. O trabalho contou com a participação de pessoas da comunidade, que podem usufruir da horta, plantando e colhendo verduras e legumes, sem uso de agrotóxicos.

Homenagem Vítimas Covid-19

2022 ainda foi marcado pelo plantio de uma muda da árvore “Flor de Cerejeira” na Praça Cristo Rei. A ação, sugestiva ao Dia da Árvore, foi em memória às histórias interrompidas pela Covid-19 e famílias enlutadas.

Plano de Ação de Reciclagem da AQC

A fim de melhorar a coleta de reciclados e a qualidade de vida dos associados da AQC, Plano de Ação de Reciclagem da Associação Quatropontense de Catadores (AQC) foi apresentado em reunião. A iniciativa visa nortear as ações de reciclagem no município e na AQC, além de trazer novas ideias, apresentar resultados alcançados e analisar gargalos existentes.

Nascentes

Através do convênio geral entre o município e a Itaipu Binacional, três nascentes foram recuperadas na propriedade de Léria Welter, na Linha Flor da Serra. Outra nascente foi reavida na propriedade de Eduardo Maffei, localizada na Linha São José, por meio da oficina “Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território”, na Semana da Árvore, integrando o convênio Linha Ecológica.

Logística Reversa

Para discutir os novos decretos federais sobre políticas de resíduos sólidos, Rosa e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudi Kuns, participaram do 5º Seminário Paranaense de Logística Reversa, em Curitiba. No evento, reforçou-se que as empresas devem comprovar as ações de logística reversa para a obtenção de licença de operação e suas renovações. Eles também se fizeram presentes na 16ª reunião ordinária do grupo R-20.

Em Londrina, Rudi e Rosa estiveram na 2ª reunião do Grupo R-20, realizada em conjunto com o Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos, que teve a participação de 134 representantes de 69 municípios de todas as regiões do Paraná.

Conselho Municipal do Meio Ambiente

Em 2022, ainda, foi criado e implantado o Conselho Municipal do Meio Ambiente, que é presidido por Cleunice Majolo, representante do Poder Legislativo, tendo como vice-presidente Fernanda Jung, representante da AQC, além da secretária Cleusa Matias e a vice-secretária Franciele Becker.

Outras Ações

Uma equipe da prefeitura, formada por servidores das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação, Cultura e Esportes, Desenvolvimento Econômico e Saúde, preencheu a pesquisa sistemática do Mapeamento de Segurança Alimentar e Nutricional (MapaSAN) 2022. Ela possibilita que órgãos governamentais dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e organizações da sociedade civil atuem conjuntamente na formulação e na implementação de programas e ações, que constituem a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e as estratégias de fortalecimento, ampliação e implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em todo o território nacional.

Por outro lado, ações ecológicas foram promovidas na festa dos 30 anos de Quatro Pontes, entendendo que grande número de materiais recicláveis seriam gerados nos eventos. Como resultado, a coleta de 16 big bags, entregues à Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR).

Integrando a Campanha Lixo Zero, palestras foram ministradas aos alunos da escola e colégio, ambos dos turnos matutino e vespertino. O Departamento de Ação Ambiental também emitiu 70 notificações aos proprietários com lotes baldios sem a devida limpeza de ervas daninhas e lixo.

Por fim, a implantação de cisternas, sendo na Escola Professora Clarice Maria Bremm e no Centro de Eventos Seno José Lang, encerrou o convênio firmado com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Contudo, novo convênio com o município será firmado neste ano.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento