Ontem (16), o Centro de Eventos Ismael Sperafico sediou o Seminário Agenda para o Desenvolvimento Regional Sustentável, evento realizado pelas cooperativas de energias renováveis e saneamento rural AMBICOOP e COOPERSAN, com o apoio da Prefeitura de Toledo e demais órgãos ligados ao desenvolvimento regional. Quatro Pontes esteve representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudi Kuns, e a diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach.
Entre as autoridades, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, além dos secretários de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Valdemar Bernardo Jorge, dirigentes de organismos técnicos de Estado ligados à questão ambiental e fomento econômico. Da Alemanha, representantes de órgãos de governo, agências bilaterais e de cooperação, além de empresários ligados às soluções ambientais e energias renováveis.
O evento ainda reuniu autoridades regionais e locais, como integrantes do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar), Associação dos Municipios do Oeste do Parana (Amop) e da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop), Associação Regional dos Produtores de Suínos do Oeste do Paraná (Assuinoeste), Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (AAviopar), bem como representantes do secretariado e legislativo municipal e técnicos dos municípios e de empresas e cooperativas ligados à produção agropecuária.
Programação
O seminário objetivou apresentar o Programa Oeste Sustentável, com seu cronograma e fases, um projeto de gestão, tratamento e transformação dos dejetos e resíduos das atividades agropecuárias e das agroindústrias localizadas no Oeste do Estado do Paraná. A programação englobou uma explanação a respeito da proposta de cooperação alemã na estruturação e financiamento do programa e sobre a definição das atribuições dos diferentes atores na estruturação do programa; assinatura de memorandos e protocolos de intenções; além de grupo de trabalho com universidades, instituições de pesquisa e apoiadores na perspectiva de construir uma estação de pesquisa e qualificação. Por fim, os participantes acompanharam uma visita ao aterro sanitário de Toledo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rudi Kuns, comenta que discutiu-se o grande volume de dejetos na região, oriundo, principalmente, da suinocultura. “A ideia é canalizar os dejetos para usinas distribuídas na região. No geral, o seminário foi muito produtivo. Agora, temos a intenção de realizar uma reunião no município para organizar os produtores e participar deste grandioso programa. Os alemães estão investindo porque a intenção deles é obter nitrogênio verde, por exemplo, ao país. É um programa audacioso e importante e precisa ser debatido com a comunidade, pois a problemática dos dejetos existe e se faz necessário achar uma solução. O município já demonstra interesse”, diz.