Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 23/01/2023 - 16:56
LIA aponta baixo índice de incidência de focos do mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, por meio Setor de Controle de Endemias, divulgou hoje (23) o primeiro Levantamento de Índice Amostral (Lia) de 2023, o qual ficou em 0,76%, apontando baixo índice de incidência de focos do mosquito da dengue no município, visto que o considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.

As agentes de endemias atuaram no LIA na semana passada, quando foram visitados 394 domicílios, dos 1.916 existentes na sede do município (20% dos imóveis). Os dados foram tabulados e apresentados por Daiane Schroder, Marciane Kollett e Marly Hermes à secretária de Saúde, Renata Leonidas. Conforme o Setor de Epidemiologia, não há casos da doença no município.  

Focos

As agentes de endemias contam que a maioria dos focos onde foram encontradas larvas eram em baldes com água da chuva. “A população deve ter mais atenção e usar a água da chuva o mais rápido possível para não acontecer de criar larvas”. Segundo elas, é necessário seguir verificando pratos de vasos de flor, materiais de construção, cisternas mal vedadas, entre tantos outros locais.

“É preciso verificar todo o quintal mesmo após pouca chuva. Não espere que os focos sejam encontrados por nós. Faça a sua parte a partir da eliminação de tudo que possa acumular água, servindo de criadouro ao mosquito. Também é necessário verificar a cisterna após a chuva para que a água por cima da tela não se torne mais um criadouro”, apontam.

LIA

O LIA é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002. Ela permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento