| 25/01/2023 - 14:01
Setor de Controle de Endemias registra mais de 9,5 mil vistorias em 2022

A forma mais eficaz de prevenção à dengue, zika e chikungunya, doenças originadas pelo Aedes aegypti, é o combate ao mosquito. Com o objetivo contínuo de erradicá-lo, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Controle de Endemias, registrou 9.501 vistorias em imóveis e pontos estratégicos em 2022.

Apesar do trabalho à campo, o município confirmou os primeiros casos de dengue em março. Entre os meses de março a agosto, além das inspeções, as agentes de endemias fizeram a aplicação de inseticida com a bomba UBV costal em todo o território urbano, a fim de eliminar os mosquitos adultos.

Ainda no decorrer do ano, dois arrastões foram realizados, sendo um em abril e outro em novembro. A ação, em parceria com a Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes, resultou na recolha de inúmeras cargas de possíveis depósitos de água.

Atualmente, o setor é composto por três agentes de endemias, sendo Daiane Schroder, Marciane Kollett e Marly Hermes.

Campanha do Sistema Fecomércio Sesc Senac

Em 2022, Quatro Pontes foi destaque no módulo “Contra a Dengue”, hospedado no aplicativo Sesc Paraná, como força tarefa em todo o Estado para eliminar criadouros do mosquito e registrar o antes e o depois em fotos. A ação integrou a 2ª edição da campanha “Aqui o mosquito não entra”, que é realizada pela Fecomércio PR, Sesc PR, Senac PR, Sindicatos Empresariais do Comércio, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios e a Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

A equipe de Endemias ficou em 1º lugar com o registro de 815 fotos. Além dela, o projeto contraturno, através dos alunos do Infantil IV, Infantil V, 1º e 2º ano, conquistou o 2º lugar com 475 fotos. Na premiação individual, as agentes de endemias, Daiane Schroder, Marciane Kollett e Cinthia Soares se classificaram em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente. Daiane registrou o antes e o depois da eliminação de criadouros do mosquito em 310 fotos; Marciane em 291; e Cinthia em 212. Já entre as escolas do Paraná, o projeto contraturno obteve o 19º lugar.

PSE

Ação do Programa Saúde na Escola (PSE) também foi promovida no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho Feliz, antigas Unidades I e II, englobando explanação sobre os cuidados com a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti aos alunos e professores. Houve, ainda, distribuição de material informativo. A iniciativa ocorreu em conjunto com o Setor de Epidemiologia.

Pedágio Educativo

Em alusão ao Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, instituído no penúltimo sábado do mês de novembro pela lei nº 12.235/2010, Pedágio Educativo foi realizado na Avenida Presidente Epitácio, perante entrega de panfletos com informações sobre prevenção e diagnóstico da doença. Juntamente, foram distribuídas lixeiras para carros, a fim de conscientizar motoristas sobre não jogar lixo no meio ambiente, pois pode servir de criadouro para o mosquito. A ação contou com a participação de Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs).