Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 25/01/2023 - 16:02
Quatro Pontes adere à 3ª campanha de prevenção à dengue do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR

Foi lançada hoje (25) a 3ª edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra!”, realizada pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Educação do Paraná, Defesa Civil, Casa Civil, Câmara da Mulher e sindicatos. A ação tem o objetivo de conscientizar a população e criar uma mobilização estadual na eliminação de possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As agentes de endemias, Daiane Schroder, Marciane Kollett e Marly Hermes, e a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, participaram do ato no Sesc de Marechal Cândido Rondon e confirmaram a participação do município nesta ação.

De acordo com o último período epidemiológico da doença, finalizado em julho do ano passado, foram notificados 132.328 casos de dengue em 358 municípios, totalizando 110 óbitos. A iniciativa é uma forma de inibir o avanço da dengue no Paraná com o envolvimento da população.

Competição

Para auxiliar na mobilização, o aplicativo do Sesc PR disponibiliza uma competição interativa, no qual os participantes registram por fotos o foco identificado (antes) e sua eliminação (depois). As fotos são compartilhadas no próprio aplicativo e somam pontos ao participante.

O cadastro é gratuito e não há restrições de idade para a competição, sendo possível participar nas categorias individual ou formar equipes. A ideia é juntar forças para reduzir a presença do mosquito no Estado. No site www.sescpr.com.br/contradengue, o público tem acesso a outras informações.

Dinâmica de Pontos

Ao longo da campanha, com o cadastro de fotos validadas, os participantes e equipes tem a chance de aumentar de nível, podendo atingir o nível comissário, com dez mil pontos, e supremo, com 50 mil pontos.

Premiação

A premiação será feita para os primeiros lugares das categorias individual e das equipes, de acordo com as 26 áreas de abrangência do Estado descritas no regulamento.

Histórico

Na 1ª edição da iniciativa, realizada em 2021, 3.128 paranaenses, de 249 municípios, engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito. Já na 2ª edição, em 2022, 259.227 criadouros do mosquito foram eliminados por 5.764 participantes de 284 municípios.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento