| 26/01/2023 - 09:44
Atendimentos do CRAS e Desenvolvimento Social passam de 1,8 mil em 2022

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Quatro Pontes, através da proteção social especial, e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram uma série de ações ao longo de 2022. O número de atendimentos à população somou 1.822.

Paralelo, média de 29 famílias participaram mensalmente dos encontros coletivos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); média de 67 famílias foram acompanhadas de maneira individualizada e mensal pelo PAIF; e média de 55 idosos participaram do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), também mensalmente.

O atendimento ainda abrangeu o público em geral em oficinas sobre o Auxílio Brasil e habilidades sociais aos beneficiários do programa, além de atendimento às demandas relacionadas a benefícios, serviços e programas sociais, Cadastro Único, Auxílio Brasil, tarifa social de energia elétrica, ID Jovem, carteirinha do idoso e carteirinha de passe livre.

Por fim, atendimento jurídico gratuito é disponibilizado às pessoas carentes, com o intuito de prestar orientação sobre benefícios assistenciais, pensão alimentícia, curatela e outros assuntos.

Atuações

Não obstante, atuações ocorreram nas gestões do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal do Direito do Idoso (CMDI). Houve, ainda, 33 movimentações no Processo Eletrônico do Judiciário do Paraná (PROJUDI), incluindo participação em quatro audiências e o acompanhamento em quatro processos de proteção social especial de alta complexidade, mediante o envio de relatórios regulares e reuniões de acordo com a periodicidade estipulada pelo Poder Judiciário ou das equipes que acompanham o caso (quinzenal/mensal).

Duas edições do projeto “Formação dos Adolescentes para o Mercado de Trabalho”, de iniciativa da Vara da Família, Sucessão e Anexos do Fórum da Comarca de Marechal Cândido Rondon, contaram com a participação de sete adolescentes. Foi realizado um debate com o tema “Diga não ao Cyberbullying!”, envolvendo 249 alunos do 1º ao 5º ano, juntamente com as equipes pedagógicas.

Em 2022 houve, ainda, acompanhamento do programa Família Acolhedora; participação em diversas reuniões do Poder Judiciário ou Ministério Público; elaboração do Plano Municipal de Assistência Social para 2022-2025; apoio ao Clube de Idosos Amigos de Quatro Pontes e Conselho Tutelar; gestão dos Fundos Municipais de Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos do Idoso; realização de estudos sociais solicitados pela Vara Civil ou Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Marechal Cândido Rondon; e eleição ao cargo de suplente de conselheiro tutelar para o período de 20 de dezembro de 2022 a 10 de janeiro de 2024, em parceria com o CMDCA.

Eventos

O Dia da Beleza, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, somou 218 atendimentos. Logo, no Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes ocorreram duas palestras para reforçar a importância do combate a esse crime, dentro da campanha Maio Laranja. Uma das explanações foi promovida em parceria com as equipes do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e do Núcleo Maria da Penha (Numape) da Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon. Outra foi organizada pelo Conselho Tutelar, tendo como público-alvo os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Dona Leopoldina.

Já o Encontro de Grupos Folclóricos da Melhor Idade reuniu mais de 350 pessoas, sendo que se apresentaram 248 participantes, de seis municípios. Foi realizada, também, a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com debate de cinco eixos e sobre o documento base da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, compreendendo formulação de propostas para debate na Conferência Estadual e eleição dos delegados que participarão deste evento.

O título de Miss e Mister Terceira Idade foi conquistado por Otmar Koch e Lídia Dumke. Foram eleitos, ainda, Anildo Paulus e Lúcia Berwanger como 2ª Miss e Mister; Tarcísio João e Therezinha Heckler se consagraram 3ª Miss e Mister; e José Amandio Benke e Erna Maria Theisen foram designados Miss e Mister Simpatia. O casal vencedor também representou o município no 2º Miss e Mister Terceira Idade da Amop 2022.

Festa Junina foi promovida aos grupos do PAIF e do SCFV. A Campanha do Agasalho, em parceria com o Provopar, atendeu mais de 100 famílias. Com o apoio da Secretaria de Saúde ocorre o projeto “Mãe quatropontense”, perante encontros mensais. Já com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, os idosos tiveram atividades gratuitas na Academia da Terceira Idade e participaram dos XIII Jogos Regionais da Terceira Idade.