| 26/01/2023 - 16:38
Iniciadas as obras de construção da Unidade Mista de Saúde

Teve início em Quatro Pontes as obras de construção da Unidade Mista de Saúde (UMS), projeto tão aguardado pelo Poder Público e, sobretudo, pela comunidade. Os serviços começaram pela limpeza do terreno, situado no Bairro Monaliza, sendo executada pela Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes.

A UMS é destinada ao atendimento de atenção básica e pronto atendimento de baixa complexidade, com assistência médica 24 horas e uma média de 3.100 atendimentos por mês. O projeto padrão é fornecido pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) para os municípios de até 15 mil habitantes.

Audiência Pública

Para a implantação da UMS, fez-se necessária a retirada de parte da Praça Municipal João Aloisio Konzen, além da academia da terceira idade e do parque infantil, que serão realocados para outro terreno de propriedade do município nas proximidades, algo que ainda será definido. No local, apenas permanecerá a parte da praça com a quadra esportiva. Este terreno foi escolhido, pois é o único de propriedade do município que comporta a obra, totalizando 3 mil m² (60x50).

O assunto foi pauta de audiência pública no dia 25 de maio de 2022, promovida pela Câmara de Vereadores, levando a conhecimento e para coleta de opiniões favoráveis ou contrárias da população o projeto de lei nº 074/2022, que autoriza o município a firmar convênio com o Estado do Paraná para a construção de Unidade Mista de Saúde e dá outras providências. Na ocasião, houve explanação sobre a parte técnica do projeto e a área proposta para a referida construção, sendo aprovada pelos presentes.

Estrutura

Quanto à estrutura, o projeto prevê 653,43 m² de área construída. A edificação engloba diferentes ambientes, desde farmácia, salas de classificação de risco, de fracionamento de medicamentos, de assepsia de embalagens, de diluição de germicida, de gesso e fraturas, suturas e curativos, de imunização, de isolamento, de observação, de emergência, de utilidades, de esterilização física, de desinfecção química, de plantonista x2, de espera, de espera pós acolhimento e administrativa/posto policial, bem como consultório médico, odontológico, de serviço social, posto de enfermagem, necrotério e central de materiais e equipamentos/manutenção.

A obra será executada pela Positivo Construtora LTDA - ME, vencedora do processo licitatório, com prazo para término de 300 dias, sendo que as obras devem iniciar nas próximas semanas. O investimento será de R$ 3.389.581,40, sendo que R$ 3 milhões são recursos do termo de convênio nº 081/2022 pactuado com a SESA e intermediado pelo ex-deputado estadual Ademir Bier, e R$ 389.581,40 são oriundos de contrapartida do município.