Uma ação conjunta ocorre hoje (15) na área urbana de Quatro Pontes. Trata-se da nova distribuição de sacos de ráfia para coleta seletiva, que está sendo realizada pela Unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) e a Associação Quatropontense de Catadores (AQC). A entrega iniciou pelos bairros Itatiaia, Quintas do Sol e Santa Clara, sendo feita pela técnica da UVR, Fernanda Jung, presidente da AQC, Claudio Alves da Silva, e os catadores Lovane Kirchein, Martha Andreia Reis, Everton Machado Antoniak, Carlos Antunes dos Santos e Sandra Cristina Vogel, que estão uniformizados com camiseta verde, indicativa à reciclagem.
Os sacos de ráfia foram viabilizados através de convênio entre a Itaipu Binacional e o município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, somando R$ 26.880 mil, valor dividido em 90% para a Itaipu e 10% para a prefeitura. Logo, todas as casas da área urbana serão beneficiadas com uma bolsa de reciclagem, que deve ser usada somente para coleta seletiva, ou seja, não é permitido o armazenamento de folhas, grama, lenha ou qualquer outro material. Os sacos de ráfia são de patrimônio público e cada munícipe fica, então, responsável pelo seu.
A técnica da UVR, Fernanda Jung, pede a colaboração da comunidade no cuidado com os sacos de ráfia. “Os munícipes muito pediram pelo recebimento de novas bolsas de reciclagem. Nós conseguimos essa nova aquisição, mas precisamos que a população use e faça a separação dos materiais recicláveis da forma correta, o que garantirá uma maior durabilidade. E desde já, os catadores agradecem a cooperação de todos”, afirma.