Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 09/03/2023 - 10:35
Quatro Pontes registra primeiro caso suspeito de dengue de 2023

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes registrou o primeiro caso suspeito de dengue de 2023. Ontem (08), o Setor de Controle de Endemias realizou bloqueio com bomba costal para aplicação de inseticida visando eliminar o mosquito Aedes aegypti adulto, transmissor da dengue, zika e chikungunya, na região do caso suspeito.

Conforme a secretária de Saúde, Renata Leônidas, a aplicação do inseticida só pode ser feita quando há casos suspeitos ou confirmados de dengue, sendo regras estipuladas pela 20ª Regional de Saúde de Toledo. “É válido lembrar que o inseticida apenas mata o mosquito que está voando e não as larvas que se encontram na água. É por isso que mais uma vez precisamos da colaboração da comunidade, ou seja, que cada munícipe fiscalize o seu quintal e não deixe água acumulada”, comenta.

Em visitas, a equipe de endemias, composta por Daiane Schroder, Marciane Kollett e Marly Hermes, está encontrando muitos focos, principalmente em pneus, fontes, baldes e tambores com água da chuva, pratos de flor, copinhos descartáveis, regadores, piscina infantil, folhas de coqueiro, entre outros. Portanto, a Secretaria de Saúde conclama a população para que eliminem os criadouros do mosquito, ação que precisa ser contínua, a fim de evitar casos da doença.

Estado

O boletim epidemiológico da dengue publicado na terça-feira (07) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirma 773 novos casos e uma morte pela doença no Paraná. Desde o início do atual período sazonal, em agosto do ano passado, são 5.567 casos e seis mortes registradas no Estado.

O último óbito refere-se a um homem de 68 anos, que tinha comorbidades e era residente em Foz do Iguaçu. Há, ainda, 11.283 casos em investigação e 253 municípios possuem casos confirmados de dengue.

Sintomas

Em caso de sintomas, como febre, dores no corpo, cansaço e dor nas articulações, a população deve procurar o Centro de Saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento