Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 23/03/2023 - 16:59
LIA aponta altíssimo índice de incidência de focos do mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes, por meio do Setor de Controle de Endemias, finalizou o segundo Levantamento de Índice Amostral (Lia) de 2023, o qual ficou em 2,90%, apontando altíssimo índice de incidência de focos do mosquito da dengue no município, visto que o considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%. Se comparado a janeiro, ainda, o índice estava em 0,80%.

As agentes de endemias atuaram no LIA entre os dias 06 a 09 deste mês, quando foram visitados 394 domicílios, dos 1.916 existentes na sede do município (20% dos imóveis). Os dados foram tabulados e apresentados por Daiane Schroder, Marciane Kollett e Marly Hermes à secretária de Saúde, Renata Leônidas.

Focos

As agentes de endemias relembram que é fundamental reforçar medidas de eliminação dos criadouros em casa e na vizinhança. Os mais comuns são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.

LIA

O LIA é uma atividade que foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde em 2002. Ela permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus. A atividade é realizada por meio da visita a um determinado número de imóveis do município, onde ocorre a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial (IIP).

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento