Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 17/04/2023 - 17:16
Quatro Pontes volta a ter casos de dengue confirmados

Com últimos registros de casos em 2022, Quatro Pontes volta a redobrar a preocupação sobre a dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, o município tem quatro casos da doença confirmados. Há, ainda, 15 notificados e quatro pessoas no aguardo de resultados de exames.

Além disso, o segundo Levantamento de Índice Amostral (Lia) de 2023 ficou em 2,90%, apontando altíssimo índice de incidência de focos do mosquito da dengue, visto que o considerado aceitável pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%. Se comparado a janeiro, o índice estava em 0,80%.

Um trabalho diário intenso de vistoria é realizado pelas agentes de endemias, Daiane Schroder, Marciane Kollett e Marly Hermes, que seguem com o trabalho de bloqueios, perante a aplicação de inseticida por meio de nebulização com o aparelho Ultra Baixo Volume (UBV) costal. “É fundamental reforçar as medidas de eliminação dos criadouros em casa e na vizinhança. Nós precisamos da colaboração de toda população, antes que o município volte a ter uma epidemia. Limpe o quintal, lote, oriente o vizinho e use repelente”, pede a secretária de Saúde, Renata Leônidas.

Os criadouros mais comuns são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e todo tipo de recipientes que acumulam água.

Instituições de Ensino

Nas instituições de ensino, a Secretaria de Educação tem uma campanha de orientação, através da qual solicita-se aos pais ou responsáveis legais a aplicação de repelente nas crianças e que incluam o produto no material escolar.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento