Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 22/05/2023 - 08:57
Abertas as inscrições ao Encceja 2023

A partir de hoje (22), as inscrições ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 estão abertas, finalizando no dia 02 de junho. Elas devem ser feitas no site enccejanacional.inep.gov.br. Quem tiver dúvidas ou necessitar de ajuda pode procurar a Secretaria de Educação de Quatro Pontes.

O exame é voluntário e gratuito e serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada. A certificação para o Ensino Fundamental é feita para estudantes acima de 15 anos. Para o Ensino Médio é preciso ter mais de 18 anos. O certificado é o equivalente ao diploma de conclusão dessas etapas do ensino.

As provas serão aplicadas em 27 de agosto e a divulgação do gabarito será no mesmo dia. Os resultados vão ser divulgados em 22 de dezembro.

Sobre as Provas

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. As provas incluem, também, uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas para certificado do Ensino Fundamental são de ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação; e história e geografia. No Ensino Médio são provas de ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.

Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação é preciso ter nota igual ou acima de cinco.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento