| 15/04/2024 - 09:10
Reunião para discussão e elaboração da política de educação em tempo integral no município

Na última terça-feira, dia 12 de abril, a equipe técnica da Escola em Tempo Integral de Quatro Pontes, nomeada pela Portaria nº 269/2024, de 11/014/2024, reuniu-se nas dependências da Escola Municipal Dona Leopoldina às 13:30 h. O encontro teve como principal objetivo a discussão e elaboração da política de educação em tempo integral no município. A reunião contou com a presença de membros-chave da equipe, incluindo representantes da comunidade escolar, gestores educacionais e técnicos da Secretaria de Educação do município. Durante a sessão, foram debatidos diversos aspectos relacionados à implementação e execução da educação em tempo integral em Quatro Pontes. A política educacional em tempo integral é um documento de suma importância para o avanço da educação no município, visto que visa não apenas ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola, mas também proporcionar uma formação mais completa e abrangente. Além disso, é destacado que o documento é obrigatório para inserção na plataforma SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação) até o dia 6 de maio de 2024. Durante a reunião, foram abordados tópicos como a estrutura curricular, atividades extracurriculares, infraestrutura escolar, formação de professores, parcerias com instituições locais e o envolvimento da comunidade. Todos esses aspectos foram discutidos visando à construção de uma política que atenda às necessidades específicas do município e promova uma educação de qualidade em tempo integral. Após intensos debates e trocas de ideias, ficou estabelecido o documento intitulado Política da Educação em Tempo Integral que será encaminhado para a finalização e aprovação do Conselho Municipal de Educação e Conselho do Fundeb, garantindo que todos os pontos relevantes sejam contemplados e que a política educacional em tempo integral de Quatro Pontes esteja alinhada com as diretrizes nacionais. A expectativa é de que a política educacional em tempo integral seja um marco para a educação do município, promovendo não apenas o acesso, mas também a permanência e a qualidade do ensino oferecido às crianças e adolescentes de Quatro Pontes.

No próximo dia 15 de abril, os conselhos supracitados estarão reunidos afim de discutir e exarar os referidos pareceres acerca da Política de Educação em Tempo Integral de Quatro Pontes, e desta forma, dar andamento aos tramites necessários a sua publicação junto ao SIMEC.