Para tratar sobre escorpiões, Quatro Pontes, através das agentes de endemias Daiane Laufer e Marciane Kollet, participou, na terça-feira (19), de reunião com técnicos das Vigilâncias Sanitárias de Palotina, Guaíra, Terra Roxa, Toledo, Nova Santa Rosa, Tupãssi e Assis Chateaubriand, na sala de reuniões da Associação Comercial e Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (ACIAC).
Na ocasião, o chefe da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), Emanuel Marques Silva, apresentou informações sobre o escorpião amarelo e discutiu-se a situação de cada município, propondo ações para amenizar a proliferação do escorpião, visto que o principal desafio é parar o aumento dos aracnídeos, prestando, assim, apoio técnico. A vinda do chefe foi possível através de parceria entre a 20ª Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand.
A reunião técnica foi sediada em Assis Chateaubriand por conta do histórico do município com relação ao animal. “Estamos acompanhando o processo de infestação de escorpiões em Assis Chateaubriand e outros municípios da 20ª Regional de Saúde. Isso precisa ser trabalhado e necessita de uma conscientização de toda a população. Os escorpiões se encontram em volta das casas, escondidos em vários esconderijos criados pelos próprios moradores, em restos de construções, madeiras e no cemitério, onde se observa várias frestas nos túmulos. Orientamos aos responsáveis a fazer as devidas correções para evitar a proliferação”, diz Emanuel Marques Silva.