A comissão coordenadora e a equipe técnica de elaboração do Plano Municipal de Educação de Quatro Pontes (lei n° 1.622/2015), bem como trabalhadores da Educação, sociedade civil organizada e a população em geral, estão mobilizados para avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação vigente. O documento está disponível para a população realizar a leitura, análise e sugestões, podendo ser acessado no site oficial do município, no endereço www.quatropontes.pr.gov.br, na lateral direita da página, no ícone “Plano Municipal de Educação - Lei n° 1622/2015”, e também baixado no link https://www.quatropontes.pr.gov.br/secoes/26/plano-municipal-de-educacao-lei-n-16222015-.
Conforme a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, para que o Plano Municipal de Educação alcance o sucesso é de fundamental importância à mobilização e a vontade política das forças sociais e institucionais, bem como o acompanhamento e avaliação constante durante os dez anos de vigência. Para tanto, um formulário foi criado com a proposta de consulta online junto à comunidade local, com o intuito de divulgar as ações realizadas frente à necessidade de cumprir o Plano Municipal de Educação e disponibilizar uma ferramenta de consulta pública de avaliação e análise.
Do mesmo modo, o formulário está no site do município, com acesso na lateral direita da página, no ícone “Avaliação do Plano Municipal de Educação”, ou através do link https://docs.google.com/forms/d/1fZ16WJu1wA7VQTb5cGAUzjlnjihc28WNjYRUpoLu46A/viewform?edit_requested=true.
Como Contribuir?
O munícipe terá a oportunidade de responder o formulário até o dia 26 de novembro. Nas informações divulgadas, solicita-se que o cidadão colaborador avalie e analise as ações desenvolvidas e dê sugestões de ações ou projetos que possam ampliar ainda mais o alcance do Plano Municipal de Educação.
Logo, aqueles que gostariam de contribuir com sugestões também poderão participar das discussões no encontro presencial que acontecerá na próxima terça-feira (16), às 18h30, na Escola Municipal Dona Leopoldina. Os objetivos e metas do Plano somente poderão ser alcançados se for concebido e acolhido como Plano do Município, mais do que Plano de Governo, e, por isso, assumido como um compromisso da sociedade para consigo mesma.
Documento
Após o período de coleta de informações (formulário online), bem como o encontro presencial, será confeccionado o documento oficial de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação, previsto para acontecer até o dia 27 de novembro, culminando com as atividades da CONAE, que prevê a avaliação do Plano Municipal de Educação como parte integrante dos eixos e subeixos propostos para o próximo Plano Nacional de Educação.
Caso não haja mudanças/alterações nas metas, o relatório será disponibilizado para a população. Havendo alterações no Plano, será organizada uma audiência pública com a comunidade para os devidos ajustes e posterior aprovação por parte da Câmara de Vereadores.