(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 21/03/2022 - 11:53
Quatro Pontes celebra Dia Mundial da Água com programação focada na conscientização

Amanhã, dia 22 de março, será comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi sugerida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 como esforço da comunidade internacional para colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos, passando a ser celebrada em 1993. A cada ano, um novo tema é escolhido, sendo que em 2022 é “Águas subterrâneas: tornando o invisível visível”. Em Quatro Pontes, o Departamento de Ação Ambiental, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em conjunto com a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, prepararam uma programação diferenciada focada na conscientização, como forma de reconhecimento da importância que os recursos hídricos têm para a sociedade local.

As ações iniciaram na manhã de hoje (21), tendo sequência à tarde, na Escola Municipal Dona Leopoldina, onde mini palestra sobre recuperação de nascentes, destacando o antes, durante e depois, é ministrada pela diretora de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, e a extencionista especializada do IDR-PR, Marcia Cristina Lawich, aos alunos.

Pintura em Bueiros

Os alunos do projeto contraturno, 3º ano da Escola Municipal Dona Leopoldina e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho Feliz estão participando do 1º Concurso Regional de Pinturas em Bueiros/Bocas de Lobo “Um rio passa por aqui”, lançado pelo Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território. A pintura no município ocorrerá amanhã.

O concurso visa promover reflexões sobre a segurança hídrica e o uso consciente das galerias pluviais com a rede formal de ensino e alertar a população sobre a necessidade do correto descarte dos resíduos. Este concurso visa, também, atender a Meta 22 - Campanhas Educativas, prevista no Plano de Trabalho para ser realizada em datas comemorativas e de forma integrada, envolvendo os 55 municípios atendidos pelo respectivo convênio.

A temática é a segurança hídrica, traduzida pela frase “Um rio passa por aqui”, trazendo de forma artística uma mensagem de conscientização sobre a função dos bueiros, de levar a água das chuvas aos rios e a necessidade de não serem usados para outros fins.

As instituições, escolas e CMEI’s, vencedores de cada município receberão um kit de materiais (pedagógicos e/ou recreativos) custeado com recursos da meta 22 - Campanhas Educativas do Convênio Linha Ecológica, como bolas de borracha, bambolês, petecas e caixa de som.

Plantio de Flores, Temperos e Chás

Já em desenvolvimento com os alunos do projeto contraturno, junto ao bloco do contraturno, antigo bloco 2 do CMEI, o projeto “Plantando, semeando e cultivando com amor”, idealizado pela chefe da Divisão de Música, Djulia Toledo, também tem ações voltadas ao Dia Mundial da Água. Hoje, os educandos do Infantil IV fazem o plantio de flores em pneus, sendo que eles próprios tinham a tarefa de levar as mudas. Amanhã, os alunos do Infantil V terão como atividade a criação de uma mini horta, composta por temperos e chás. Para isso, cada um também foi responsabilizado em levar uma muda para o plantio. Os cuidados das flores e mini horta seguem com os educandos. Djulia também trabalhará cantigas sobre a água com as crianças.

O projeto visa a conscientização dos alunos quanto a valorização e preservação do meio ambiente, fazendo com que eles possam conhecer as estampas do crescimento e plantio de flores, folhagens, temperos e chás, além de compreender a importância no ambiente que vivem. Também é forma de prazer e alegria em plantar, cuidar e manter o cultivo, embelezando o espaço escolar.

A direitora do Departamento de Educação Infantil, Marieli Schuh, faz o acompanhamento.

Plantio de Árvores

O Departamento de Ação Ambiental fará o plantio de 50 mudas de oitis e 20 brincos de índio, árvores que serão repostas na Rua Bagé e também plantadas em locais onde há falta de árvores no município. Além disso, foi realizado pedido à Itaipu Binacional para receber em torno de 240 mudas de árvores nativas, solicitadas pelos produtores rurais.

Recuperação de Nascente e Cisterna

Para fechar o mês de março, duas ações serão realizadas nos dias 30 e 31. Uma delas é a recuperação de duas nascentes na propriedade de Léria Welter, na Linha Flor da Serra, dentro do convênio geral com a Itaipu Binacional.

Já a segunda ação engloba a construção de cisterna junto à Escola Municipal Professora Clarice Maria Bremm, dentro do convênio Linha Ecológica, da Itaipu Binacional, a qual futuramente será utilizada para irrigação da horta do educandário.

Pilhas e Baterias

A campanha de conscientização ambiental da cooperativa Sicoob, agência local, com o apoio do Poder Público tem continuidade. Intitulado “Papa-pilhas”, o projeto dispõe coletores em pontos de atendimento da cooperativa e parceiros, como a prefeitura, para o depósito de pilhas e baterias usadas. O intuito do projeto é o descarte correto desses resíduos e a diminuição do impacto ambiental que causam ao meio ambiente. Todo o material coletado pelo Instituto Sicoob é destinado às intuições responsáveis, que cuidam da reciclagem.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento