A Secretaria de Estado da Saúde (SESA), através da 20ª Regional de Saúde de Toledo, já repassou as doses para a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes iniciar a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Na segunda-feira (04), os idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde já podem receber a vacina. A imunização será na Sala de Vacinas, no Centro de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 08 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O usuário deverá comparecer portando carteira de vacinação e documento de identificação.
A vacina da gripe é produzida pelo Instituto Butantan, está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 (incluindo o subtipo Darwin, que provocou alta de casos recentemente) e tipo B. Ela também é dose única e só recebem duas doses as crianças que serão vacinadas pela primeira vez até dois anos de idade.
A campanha tem como objetivo prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
A 1ª etapa termina no dia 02 de maio, sendo que o Dia “D” de mobilização social será em 30 de abril.
2ª Etapa
A 2ª fase da campanha iniciará em 03 de maio e terminará em 03 de junho. Essa etapa atenderá crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Ao todo, no Paraná, cerca de 4.308.575 pessoas pertencem aos grupos prioritários e deverão ser vacinadas durante a campanha. A meta é atingir pelo menos 90% deste público.
Epidemia Suspensa
A SESA suspendeu a situação de epidemia da Influenza A H3N2 declarada no dia 12 de janeiro deste ano, após o aumento no número de casos e óbitos que ocorreu fora do período sazonal. A decisão foi tomada pela diminuição progressiva no número de casos e óbitos da doença no Paraná na última quarta-feira (30).
A transmissão dos vírus da Influenza ocorre com maior frequência durante os meses mais frios, no outono e inverno, podendo ter circulação em outras épocas do ano, devido às diferenças geográficas e climáticas. De acordo com o Ministério da Saúde, o termo epidemia é utilizado quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em uma larga área geográfica.