A Escola Municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes, através dos alunos do 4º ano, recebeu ontem (04) material de apoio do programa Cooperjovem. A entrega, sendo a primeira, foi feita pelo diretor-presidente da Copagril, Ricardo Chapla, e os assessores de cooperativismo ao prefeito João Laufer, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert, diretora Paula Becker, orientadora Leila Adams, supervisora Ruth Juwer e à professora Lara Goes. O gerente da unidade local da Copagril, Genesio Seidel, também participou do ato.
O programa Cooperjovem tem o intuito de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo por meio de atividades educacionais. Com este objetivo e preocupada em contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde está inserida, a Copagril, em parceria com o Sescoop, as Secretarias de Educação da região e diretorias de ensino, alinhada com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realiza um trabalho comprometido com a transformação social para promover a educação cooperativista, educação empreendedora, educação financeira e a educação ambiental.
A BNCC reforça que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL 2013). “A importância da reformulação da metodologia do programa Cooperjovem, com abrangência de novos eixos para além da educação cooperativista, como educação ambiental, financeira e o empreendedorismo, de acordo com a BNCC-Base Nacional Comum Curricular, faz com que o programa se torne um forte aliado no trabalho do professor em sala de aula”, afirma a assessora de cooperativismo da Copagril, Adriele Hagemann.
Desde 2006, em parceria com inúmeras escolas do Ensino Fundamental, são desenvolvidos trabalhos do Cooperjovem. Atualmente, são 24 escolas que trabalham com o programa, sendo de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Guaíra.
Por meio de material didático, cursos, palestras, conteúdo interdisciplinar, projetos, dinâmicas e jogos cooperativos, o programa difunde o cooperativismo para cerca de 842 alunos e aproximadamente 41 professores de maneira direta. Também envolve outros alunos das escolas, os pais dos alunos de maneira indireta e área administrativa das escolas e as comunidades, promovendo, assim, a cultura da cooperação.