Com uma narrativa contada em imagens e depoimentos daqueles que vivenciaram ou de alguma forma tem ligação e se interessam pela preservação por considerar a sua importância para a memória, um documentário sobre os 60 anos de fundação da Escola Municipal Dona Leopoldina de Quatro Pontes, celebrados em 1º de março, começou a ser produzido.
Os dois primeiros encontros, divididos entre professores e alunos, foram tomados por grande alegria e emoção na Casa da Cultura. Em ordem cronológica, os entrevistados buscaram nas lembranças boas histórias e relembraram pessoas que fizeram a diferença no educandário.
As gravações têm sido acompanhadas pela diretora Paula Rejane Fulber Becker e a auxiliar de biblioteca, Scheila Andreia Lang Kussmirski, que realizam, ainda, o trabalho de contatar quem atuou em alguma função, desde professor, diretor e outros cargos, ou frequentou a escola como aluno, agendando as gravações, além da secretária de Educação, Cultura e Esportes, Araceli Basso Tauchert.
Campanha
No mês passado, inclusive, a instituição de ensino lançou a campanha “Você faz parte dessa história?”, com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, a fim de fazer esse resgate histórico. Além da contação de relatos sobre a época, as pessoas estão convidadas a levar fotografias, uniformes e outras lembranças ao educandário.
O acervo físico pode ser emprestado para a escola, que ficará responsável pela triagem, limpeza, digitalização e arquivamento. Em caso de doação, o material fará parte do Museu Casa da Memória, que será criado num futuro próximo, disponibilizando a todos os visitantes e pesquisadores.
Sobre as entrevistas, é possível combinar o dia e horário através dos telefones 99846-2489 (diretora Paula), e 99984-0440 (escola). A intenção é lançar o documentário no aniversário de 30 anos do município, que será comemorado em setembro.