| 19/05/2022 - 15:46
Palestras marcam Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil

Na data de ontem (18), em que é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, duas palestras foram promovidas em Quatro Pontes, a fim de reforçar a importância do combate a esse tipo de crime, dentro da campanha Maio Laranja.

Uma das explanações foi promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com as equipes do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ) e do Núcleo Maria da Penha (Numape) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Marechal Cândido Rondon. A ação esteve voltada à conscientização e combate à violência contra as crianças e adolescentes e contra a mulher.

Na palestra foram enfatizadas as formas de violência e sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA). Os casos de suspeita ou confirmação de violência contra as crianças e adolescentes podem ser denunciados através do disque 100, de maneira anônima.

Toda a equipe do CRAS e da secretaria se fez presente na palestra, realizada no saguão da secretaria.

Alunos

A segunda palestra foi organizada pelo Conselho Tutelar, tendo como público-alvo os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Dona Leopoldina. A palestrante era Karen Gleyce Fracaro, que abordou o assunto, dando alguns exemplos, e contou sobre o caso Araceli Cabrera Crespo, que aos oito anos foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada, no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer.

O dia do desaparecimento de Araceli, com o passar dos anos, passou a marcar um lembrete para que a sociedade se atente à violência contra as crianças. O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir de 2000. Ontem, o dia do desaparecimento de Araceli completou 44 anos, visto que aconteceu em 1973 e até hoje é um mistério.