(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 19/03/2021 - 11:54
Quatro Pontes registra aumento contínuo de casos ativos de Covid-19

A fila de espera por leitos de UTI Covid no Paraná tem crescido desde o início do ano, situação nada confortável para o Estado. Essa exaustão do sistema de saúde é uma das principais preocupações do Poder Público de Quatro Pontes, visto o aumento contínuo de casos ativos de Covid-19, especialmente no município. No boletim da Secretaria de Saúde de ontem (18), atualizado pelo Setor de Epidemiologia, há 29 casos ativos e dois pacientes em internação clínica no Hospital Marechal Cândido Rondon, que no mês anterior firmou contrato de prestação de serviços com o município, disponibilizando UTI, mais dois leitos e Pronto Socorro 24 horas para atendimento de casos de suspeita ou confirmação de contágio do novo coronavírus.

O boletim registra, ainda, 11 pessoas no aguardo de resultado do exame PCR e 82 em isolamento. Além disso, já são 395 casos confirmados, 362 pessoas curadas e quatro óbitos. Outro dado que chama atenção, segundo o Setor de Epidemiologia, é a taxa de letalidade de Quatro Pontes que está em 1,01%, conforme o boletim de quarta-feira (17) do 20º Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS - Toledo/PR). O índice é extremamente alto, se comparado com municípios com grande número de habitantes, como Toledo, onde a taxa está em 1,08%.

Vacinas

Até ontem, o município registra 284 pessoas vacinadas contra a Covid-19. O número está dividido em 73 profissionais e trabalhadores de saúde, 21 pessoas acima de 90 anos, 131 com idade entre 89 a 80 anos e 59 do grupo de 75 a 79 anos. Também já tomaram a segunda dose, 38 profissionais e trabalhadores de saúde, 19 pessoas acima de 90 anos e 20 com idade entre 89 a 80 anos.

Logo, o município recebeu até o dia 11 de março, 350 doses, que são dos fabricantes CoronaVac/Sinovac/Butantan e AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. A Secretaria de Saúde agora aguarda o recebimento de novo lote de doses, que são repassados pela 20ª Regional de Saúde de Toledo.

Medidas Preventivas

A Secretaria de Saúde alerta a população que todas as medidas preventivas devem ser cumpridas, pois o atual momento é muito preocupante e clama pelo bom senso, ou seja, precisa da colaboração de cada cidadão. As principais são o uso de máscara e de álcool em gel 70%, o distanciamento social, a higienização dos locais e o fato de evitar aglomerações.

O Município de Quatro Pontes também permanece seguindo as determinações do Governo do Estado, que prorrogou até às 05 horas do dia 1º de abril as medidas restritivas que estão em vigor no Paraná desde o dia 10. O decreto nº 7.122/2021 explicita que estão mantidas as regras para as atividades que têm permissão para funcionar. Os serviços e atividades considerados não essenciais devem ser suspensos durante os dois próximos finais de semana, dias 20 e 21 e 27 e 28. Por sua vez, as atividades essenciais têm seu funcionamento liberado durante todos os dias da semana, inclusive finais de semana.

O setor de bares, restaurantes e lanchonetes segue com funcionamento permitido de segunda a sexta-feira, entre 10 e 20 horas, com 50% de ocupação. Nos finais de semana, o consumo local fica vedado. Já a modalidade de delivery é permitida sem restrições de horário, durante todos os dias da semana. Continua em vigor a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público e coletivo durante o mesmo horário, das 20 às 05 horas, em todos os dias da semana.

Também estão mantidas as regras de circulação de pessoas entre as 20 e 05 horas, excetuando-se apenas os profissionais e veículos vinculados a atividades essenciais. As academias de esportes têm limite de 30% da ocupação e podem abrir de segunda a sexta-feira, entre 06 e 20 horas.

Entre os estabelecimentos cujo funcionamento está suspenso estão aqueles destinados ao entretenimento ou a eventos culturais, como casas de shows, circos, teatros, cinemas e museus; os destinados a eventos sociais e atividades correlatas em espaços fechados, como casas de festas, de eventos, incluídas aquelas com serviços de buffet; os estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras, eventos técnicos, congressos e convenções; bares, casas noturnas e correlatos; além de reuniões com aglomeração de pessoas, encontros familiares e corporativos.

A fiscalização mais intensa das forças policiais continuará até o dia 1º de abril.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento