Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
Foto: Jonathan Campos/AEN | 18/05/2023 - 11:58
Mesmo com fim da emergência da Covid-19, Saúde reforça importância da vacinação

Após mais de três anos com uma situação bem estabilizada em função da vacinação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional em relação à doença no dia 05 deste mês. Mesmo assim, a própria OMS e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçam que alguns cuidados devem ser mantidos, como a higienização adequada da lavagem das mãos e, principalmente, a continuidade da aplicação da vacina contra a Covid-19, essencial para a proteção contra casos graves.

Em Quatro Pontes, conforme a Secretaria de Saúde, há quatro casos positivos e ativos de Covid-19 e a procura pela vacina está extremamente baixa, independente do público e/ou faixa etária. A secretária Renata Leônidas chama a população para se vacinar. “Quem ainda não tomou a primeira dose ou tem as demais em atraso pode ir à Sala de Vacinas, onde o esquema vacinal será atualizado. Atualmente, a Sesa também recomenda a aplicação da dose com a vacina bivalente para todas as pessoas acima de 18 anos, seguindo a orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As vacinas, seja monovalentes ou bivalentes, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus SARS-CoV-2”, diz.

O atendimento da Sala de Vacinas, junto ao Centro de Saúde, é das 08 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. É necessário apresentar a carteira de vacinação, o cartão SUS e o CPF.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento