(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
Foto: Jonathan Campos/AEN | 20/03/2021 - 13:55
Quatro Pontes recebe novo lote de vacinas contra a Covid-19
Mais um grupo de profissionais da saúde de Quatro Pontes será contemplado com a primeira dose da vacina contra a Covid-19

A 20ª Regional de Saúde de Toledo repassou à Secretaria de Saúde de Quatro Pontes novo lote de vacinas contra a Covid-19, do fabricante CoronaVac/Sinovac/Butantan, ontem (19). Ao todo, são 90 doses, divididas em dez para trabalhadores de saúde, 60 para idosos de 75 a 79 anos e 20 são segunda dose para pessoas de 80 a 84 anos.

Parte das doses já será aplicada segunda-feira (22) mediante agendamento realizado pela equipe da sala de vacinas. Ou seja, após levantamento dos profissionais de saúde, será mantido contato com os mesmos conforme a quantidade de doses recebidas, a fim de agendar a aplicação.

CRONOGRAMA

A Secretaria de Saúde ainda está definindo o cronograma de vacinação contra a Covid-19 para a próxima semana, contemplando, além dos profissionais de saúde, os idosos. Na segunda-feira, das 09 ao meio-dia e das 13h30 às 15 horas, serão imunizados os profissionais de saúde que ainda não tomaram a primeira dose da vacina. Para os idosos, a previsão é de que recebam a vacina no meio da semana.

NOTA

O Setor de Epidemiologia da 20ª Regional de Saúde enviou, na tarde de quinta-feira (18), e-mail da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização/CVIE/DAV do Paraná, com nota sobre as novas orientações técnicas de vacinação contra a Covid-19 para o grupo prioritário “Trabalhadores de Saúde”.

De acordo com a nota, consideram-se trabalhadores de saúde a serem vacinados na campanha os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde humana, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Dentre eles, estão os profissionais de saúde que são representados em 14 categorias, conforme resolução n° 287, de 08 de outubro de 1998, do Conselho Nacional de Saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros), profissionais que atuam em cuidados domiciliares (programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas/parteiras), funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Os trabalhadores que atuam em estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores de saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.

O documento esclarece, ainda, que todos os trabalhadores de saúde dos estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto, a ampliação da cobertura deste público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas e risco de adoecimento do trabalhador, em função de sua atividade, ou seja, aqueles que atuam na assistência direta ao paciente terão prioridade.

NÃO ESTÃO CONTEMPLADOS COM A VACINA NESTE MOMENTO

Ainda conforme a nota, os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, não serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento