Quatro Pontes recebeu da 20ª Regional de Saúde de Toledo, na sexta-feira (07), mais 150 doses da vacina contra a Covid-19. O imunizante é a AstraZeneca/Fiocruz para a aplicação da primeira dose. Do montante, 55 doses são para pessoas de 64 a 60 anos e o município também deu início hoje (11) à imunização em grupos prioritários novos. Dez doses são para gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, 20 doses para pessoas com deficiência permanente de 59 a 55 anos e 65 doses para pessoas com comorbidades de 59 a 55 anos.
Para receber o imunizante, é necessária uma declaração médica de indicação da vacina contra a Covid-19, conforme esclarece a enfermeira da atenção primária e responsável pela Sala de Vacinas, Marli Soriani Socio. “Não podemos aplicar a vacina sem essa declaração”, explica.
A declaração foi fornecida pelo Setor de Epidemiologia e está disponível no site do município (www.quatropontes.pr.gov.br), acessando os ícones Transparência Covid-19 (no topo da página) e depois Declaração de Indicação de Vacina Covid-19 e Termo de Recusa - Grupo Prioritário Comorbidades. Após baixar o documento, é preciso imprimir e entregar ao médico em consulta, o qual avaliará a condição do paciente, devendo ser assinado pelo profissional. O munícipe ainda pode contatar a sua Agente Comunitária de Saúde (ACS) para obter a declaração, que também está à disposição na Unidade Básica de Saúde (UBS), na Sala de Vacinas e na farmácia municipal.
Agendamento
A Sala de Vacinas continuará seguindo o modelo de agendamento para a aplicação do imunizante. Deste modo, salienta Marli, as pessoas com comorbidades devem ir até a Sala de Vacinas ou ligar no Centro de Saúde, no 3279-8112, para agendar. “São dois passos importantes: obter a declaração médica assinada e agendar a vacinação. Esse agendamento se faz necessário, pois, após abertas, as doses tem validade de seis horas. Além disso, é uma forma de evitarmos aglomeração e transtornos, visto que além da vacinação contra a Covid-19 e os atendimentos para aplicação de vacinas de rotina, que permanecem normais, está em andamento a vacinação contra a gripe. É importante dizer, ainda, que o grupo comorbidades será vacinado proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponíveis”, enfatiza.
Comorbidades
O grupo comorbidades também abrange pessoas com síndrome de down de 59 a 18 anos, pessoas com doença renal crônica em diálise de 59 a 18 anos e pessoas com deficiência permanente grave com BPC (Benefício de Prestação Continuada) de 59 a 55 anos. Todos fazem parte da fase I da campanha de comorbidades.
São consideradas comorbidades: diabetes, hipertensão arterial resistente estágio 3 ou estágio 1 e 2 associado a outra comorbidade, obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40), imunossupressão (pessoas com HIV/AIDS, que fizeram transplante de órgãos e/ou medula óssea, em tratamento para câncer, com doenças reumáticas, entre outros), cardiopatias, pneumopatias, anemia falciforme, asma e outras doenças crônicas.
Na fase II, serão vacinadas proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponibilizadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.