(45) 3279-8100
Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 14/05/2021 - 15:05
Declaração médica é exigência para pessoas com comorbidades tomar vacina contra a Covid-19

A vacinação contra a Covid-19 está contemplando grupos prioritários novos. Trata-se da fase I da campanha de comorbidades, convocando pessoas com comorbidades de 59 a 55 anos, pessoas com deficiência permanente de 59 a 55 anos, pessoas com síndrome de down de 59 a 18 anos, pessoas com doença renal crônica em diálise de 59 a 18 anos e pessoas com deficiência permanente grave com BPC (Benefício de Prestação Continuada) de 59 a 55 anos.

Para a imunização destes grupos, portanto, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes informa que é exigida a declaração médica, especificando a indicação da vacina, com a assinatura do profissional que avaliou em consulta. Sem a mesma, nenhum munícipe receberá o imunizante.

A declaração foi fornecida pelo Setor de Epidemiologia e está disponível no site do município (www.quatropontes.pr.gov.br), acessando os ícones Transparência Covid-19 (no topo da página) e depois Declaração de Indicação de Vacina Covid-19 e Termo de Recusa - Grupo Prioritário Comorbidades. Após baixar o documento, é preciso imprimir e entregar ao médico em consulta, o qual avaliará a condição do paciente, devendo ser assinado pelo profissional. O munícipe ainda pode contatar a sua Agente Comunitária de Saúde (ACS) para obter a declaração, que também está à disposição na Unidade Básica de Saúde (UBS), na Sala de Vacinas e na farmácia municipal.

Agendamento

A Sala de Vacinas continua seguindo o modelo de agendamento para a aplicação do imunizante. Desde modo, as pessoas do grupo comorbidades podem ir até a Sala de Vacinas ou ligar no 3279-8112 para agendar a vacinação, mas somente quando tiver a declaração em mãos.

Gestantes e Puérperas

Integram, também, a fase I da campanha de comorbidades as gestantes e puérperas com comorbidades a partir de 18 anos, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientou a suspensão temporária da vacinação da Astrazeneca/Fiocruz, conforme posicionamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a interrupção temporária da vacinação deste mesmo público sem comorbidades, independente do imunizante.

Comorbidades

São consideradas comorbidades: diabetes, hipertensão arterial resistente estágio 3 ou estágio 1 e 2 associado a outra comorbidade, obesidade mórbida (IMC maior ou igual a 40), imunossupressão (pessoas com HIV/AIDS, que fizeram transplante de órgãos e/ou medula óssea, em tratamento para câncer, com doenças reumáticas, entre outros), cardiopatias, pneumopatias, anemia falciforme, asma e outras doenças crônicas.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento