Você está em: Página Inicial > Notícias > Post
| 13/01/2022 - 09:39
Quatro Pontes registra novo aumento de casos ativos da Covid-19

A Secretaria de Saúde de Quatro Pontes registrou ontem (12) novo aumento de casos ativos da Covid-19. Conforme o boletim atualizado pelo Setor de Epidemiologia, os casos novos subiram de sete para 11. Há, ainda, 71 pessoas isoladas e 21 suspeitos, ou seja, no aguardo do resultado de exame. No boletim também consta 815 casos confirmados desde o início da pandemia.

A orientação da Secretaria de Saúde é que haja conscientização coletiva. Os cuidados essenciais devem ser mantidos diariamente, principalmente o uso de máscara cobrindo completamente o nariz e a boca, além de manter os ambientes bem ventilados e o distanciamento de pelo menos dois metros, evitar reuniões/encontros, especialmente em locais com pouca ventilação, lavar as mãos frequentemente, usar álcool gel 70% e limpar e desinfetar objetos que são usados repetidamente.

Vacina

Mesmo que um grande número de pessoas já recebeu a vacina contra a Covid-19, não é hora de relaxar com os cuidados que evitam a disseminação do coronavírus. A Secretaria de Saúde solicita atenção em situações cotidianas porque mesmo que a vacina ofereça uma grande proteção contra a Covid-19, principalmente nos casos mais graves da doença, a pessoa vacinada ainda pode contrair e disseminar o vírus. Além disso, enquanto a maioria da população não estiver vacinada a possibilidade de contaminação ainda existe. É por isso que quem não tomou a primeira dose, está com a segunda em atraso ou já pode tomar a dose de reforço (3ª dose) precisa procurar a Sala de Vacinas para receber o imunizante.

No momento, Quatro Pontes tem doses de todas as marcas disponíveis, sendo Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen. Deste modo, a Secretaria de Saúde convoca as pessoas acima de 12 anos, com ou sem comorbidades, para se vacinarem. A novidade é que a Secretaria de Estado da Saúde alterou o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço para quatro meses, a contar da data de aplicação da segunda dose, válido para qualquer idade e marca, a fim de que toda a população seja imunizada contra o novo coronavírus.

No caso da Janssen, na segunda-feira (17) haverá aplicação da dose de reforço desta marca. Os munícipes que tomaram a dose única do imunizante devem contatar a Sala de Vacinas para agendar a aplicação, através do telefone 3279-8112.

Para receber qualquer uma das marcas deve-se apresentar o Cartão SUS, documento pessoal e a carteira de vacinas. Os adolescentes de 17 a 12 anos precisam estar acompanhados dos pais e/ou responsáveis legais para receber a vacina. O uso de máscara se faz obrigatório em todo momento, podendo ser dispensado se estiver sem a mesma.

Leia Mais
Tecnologia e desenvolvimento