Atendimento de segunda ? sexta-feira, das 08h00 ?s 12h00 e das 13h30 ?s 17h30

Acessibilidade



Acessibilidade é a palavra que aponta para a qualidade, prática e a extensão do acesso. Em geral, aparece no contexto de conceitos técnicos ou práticos, associados às pessoas com deficiência. Tanto melhor será a acessibilidade quanto mais pessoas atingir, seja no mundo físico e palpável ou no virtual. Para as pessoas com deficiência, a par da quebra de barreiras físicas, com planejamento, arquitetura e equipamentos adequados, há um trabalho para romper obstáculos virtuais, tornando a informática acessível. 

Nesse campo, há ferramentas que promovem o acesso e possibilitam o usufruto da tecnologia por pessoas com deficiência. São leitores de tela para deficientes visuais, teclados virtuais para quem tem deficiência motora ou dificuldades de coordenação e sintetizadores de voz para pessoas com deficiência auditiva e consequentes problemas de fala. São situações que devem ser levadas em conta na montagem de páginas para a web.

Há recomendações para nortear condutas adequadas a esse respeito no W3C (Consórcio para a web) e na WAI (Iniciativa para a acessibilidade na rede). Apontam desde o tipo de fonte a ser usado, tamanho, cor e até as recomendações relativas ao código (HTML - Hypertext Markup Language, referente à estrutura - e CSS - Cascading Style Sheets - para o layout, a “cara” da página na web). Ao montar uma página na internet, leve em conta a acessibilidade. Procure responder a estas demandas para incluir o maior número de pessoas:

 

 • Incapacidade para ver, ouvir ou deslocar-se e dificuldade para interpretar certos tipos de informação;

 • Dificuldade visual para ler ou compreender textos;

 • Incapacidade para usar o teclado ou o mouse;

 • Insuficiência de quadros, apresentando apenas texto ou dimensões reduzidas ou ligação muito lenta à internet;

 • Dificuldade para falar ou compreender a língua em que o documento foi produzido;

 • Desatualização - navegador com versão muito antiga ou diferente dos habituais.

 

Ao ser projetada de modo a preencher as necessidades de vários grupos de incapacidade ou deficiência, a página da web potencializará a acessibilidade. Será um exemplo de elemento inclusivo e com responsabilidade social.

 
© - 2024 | Todos os direitos reservados.
CNPJ 95.719.381/0001-70
4aw