Atendimento de segunda ? sexta-feira, das 08h00 ?s 12h00 e das 13h30 ?s 17h30

Notícias

CAMPANHA DE VACINA??O CONTRA A P?LIO E O SARAMPO TERMINA NA SEXTA-FEIRA

| Postado em: 29/08/2018 - 17:04:26

Faltando três dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, ou seja, até sexta-feira (31), quase 100% do público-alvo foi imunizado em Quatro Pontes. A campanha iniciou no último dia 06 e todas as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias precisam receber as doses. Dados do Ministério da Saúde mostram que 4,1 milhões de crianças em todo o país ainda precisam ser imunizadas.

No município quatropontense, conforme o secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, a meta é de 164 crianças nessa faixa etária. Já a intenção do governo federal é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças e criar uma barreira sanitária de proteção da população. Este ano, a vacinação é feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um a quatro anos, 11 meses e 29 dias vão receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

“Estamos encerrando a campanha. Quem ainda não trouxe seu filho (a) para vacinar, peço que faça o quanto antes. E agradeço a todos que colaboraram para o sucesso da campanha. Falta muito pouco para atingirmos a meta. A sala de vacinas no posto de saúde está aberta de segunda à sexta-feira, das 08 ao meio-dia e das 13h30 às 17h30. Caso alguém não consiga ir, pode nos contatar e buscamos. Pais ou responsáveis devem trazer o cartão de vacinas e o cartão SUS dos filhos. Lembrando que adultos também devem ficar atentos para atualização da própria carteirinha”, explica Wickert.

CASOS DE SARAMPO

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 21, foram confirmados 1.087 casos no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação. Há ainda, segundo o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).

OBJETIVOS

A campanha tem por objetivos vacinar quem nunca tomou a vacina, completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção). Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

ADULTOS

A campanha atualmente tem como público-alvo as crianças. O Ministério da Saúde, no entanto, disponibiliza duas doses para os indivíduos entre 12 meses e 29 anos, que ficam à disposição o ano inteiro no Sistema Único de Saúde independente da força-tarefa atual para a vacinação. Na rede pública, também é possível a vacinação gratuita até os 49 anos (nesse caso, uma dose é administrada).


 
 
Mais noticias
Po?o tubular ? perfurado na Linha S?o Jos?
Postada em: 06/08/2020 - 10:07:00
 
Veja Mais
© - 2025 | Todos os direitos reservados.
CNPJ 95.719.381/0001-70
4aw