Atendimento de segunda ? sexta-feira, das 08h00 ?s 12h00 e das 13h30 ?s 17h30

Obra de perfura??o de po?o tubular ? iniciada pr?ximo ? PRF

| Postado em: 03/08/2020 - 17:22:00

Iniciou nesta segunda-feira (03), nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Quatro Pontes, a perfuração do segundo poço tubular, de um total de três, o qual atenderá os moradores da Linha São João e arredores. A implantação do primeiro foi concluída recentemente nas proximidades da Samollé, beneficiando os moradores da Linha José Bonifácio e arredores. O terceiro terá como local a Linha São José.

Em agosto de 2019, o Executivo firmou convênio com o Instituto das Águas do Paraná (AGUASPARANÁ), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, com o intuito de implantar sistema de abastecimento de água em área rural do município. Assim, o convênio prevê a perfuração dos três poços, com a aplicação de R$ 52.286 mil. Deste montante, R$ 32.160 mil é de responsabilidade do AGUASPARANÁ e R$ 20.126 a título de contrapartida do município.

O programa Água no Campo tem o objetivo de melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida da população por meio de ações de saneamento básico. O poço, que dá acesso a aquíferos para retirada de água subterrânea, consiste na perfuração, revestimento, filtro, pré-filtro, motobomba e vedação.

Viabilidade

A viabilidade técnica de atendimento das solicitações cadastradas se dá por meio de contrato administrativo com as prefeituras. O Instituto das Águas do Paraná participa com o equipamento de perfuração e equipe técnica. A prefeitura fica encarregada de definir o local da perfuração e pelo fornecimento dos tubos de revestimentos ou filtros, combustível (óleo diesel), areia, brita, cimento e custeio.

Após a conclusão dos serviços de perfuração, a responsabilidade de regularizar a área de uso em comum, a operacionalização do poço (bomba, reservatório, energia e adução) e a solicitação da outorga de uso do manancial são de responsabilidade da prefeitura e comunidades.

O prefeito João Laufer e o secretário de Obras, Urbanismo e Transportes, Leandro Luiz Winter, acompanharam o início das obras.