Atendimento de segunda ? sexta-feira, das 08h00 ?s 12h00 e das 13h30 ?s 17h30

Notícias

Cerca de oito mil l?mpadas fluorescentes recebem destina??o ambientalmente correta

| Postado em: 06/07/2020 - 15:54:00

Em torno de oito mil lâmpadas fluorescentes pós-consumo armazenadas no Município de Quatro Pontes foram recolhidas hoje (06), junto ao parque de máquinas da Secretaria de Obras, Urbanismo e Transportes. A iniciativa é resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Instituto Água e Terra, Ministério Público e Grupo R-20. Em abril foi assinado um termo de compromisso e a Associação Brasileira para Gestão de Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus) tem prazo de seis meses para finalizar o recolhimento.

A diretora do Departamento de Ação Ambiental, Rosa Maria Sulzbach, explica que é uma ação inédita no país, que mostra preocupação com o meio ambiente e a saúde humana. “Essas lâmpadas são resíduos perigosos por conta do mercúrio presente nelas. Somos muito gratos a quem colaborou com a entrega das lâmpadas, mas agora a orientação é que cada munícipe devolva onde comprou. Essa devolução atende a lei 12.305/2010, que é da logística reversa. Também peço que a comunidade não descarte lâmpadas no lixo reciclável”, enfatiza.

Destinação

A Reciclus - entidade gestora, sem fins lucrativos, de Logística Reversa de fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação – contratou a empresa Mega Reciclagem para a coleta, transporte e destinação dos resíduos nos municípios. Em seguida, o material segue para descontaminação e reciclagem dos componentes (metal, plástico e vidro), podendo voltar para a cadeia produtiva.

Logística Reversa

 A logística reversa é obrigatória no Brasil, sendo instituída pela lei federal nº 12.305 de agosto de 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e regulamentada pelo decreto nº 7.404/10. A logística reversa é um conceito que trata da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Como o nome sugere, na logística reversa, o fluxograma da produção ao consumo segue o caminho inverso dos resíduos do produto no pós-consumo, até sua origem - consumidores, comerciantes, distribuidores, indústria e fornecedores. Seu objetivo é preservar a natureza com a destinação ambientalmente correta de resíduos, reinserindo-os em novos ciclos produtivos.

Se tratando de lâmpadas, a Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) e a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi) formaram a Reciclus, que coleta e encaminha as lâmpadas inservíveis para o destino correto.


 
 
Mais noticias
Po?o tubular ? perfurado na Linha S?o Jos?
Postada em: 06/08/2020 - 10:07:00
 
Veja Mais
© - 2024 | Todos os direitos reservados.
CNPJ 95.719.381/0001-70
4aw